28 MAI 2019
Dia Mundial Sem Tabaco será comemorado com ação na Praça da Matriz

A ação tem como propósito alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Controle do Tabagismo, com a técnica de referência Andreia de Freitas Borba (Assistente Social CRESS 19026 – 6ª Região/MG) e do estagiário de Serviço Social, Antônio Peixoto de Souza, promoverá uma série de ações na próxima sexta-feira, 31 de maio, das 8 às 15 horas, na Praça Dr. Augusto Gonçalves.

O objetivo é realizar orientações e esclarecimentos como forma de conscientização para população sobre os malefícios e consequências do tabaco à saúde. A programação contará com atividades que visam reforçar a missão de combater o tabagismo e incentivar hábitos saudáveis, proporcionando o bem-estar físico.

A ação contará com a participação da Associação de voluntários no apoio e combate ao câncer (AVACCI) e Associação de combate ao câncer do centro-oeste de Minas (ACCCOM), com orientações de prevenção e cuidados aos tabagistas, ex-tabagistas e população em geral. Além do apoio Centro de Convivência do Idoso (C.C.I.), Serviço autônomo de água e esgoto (SAAE) e da agência do Branco Do Brasil .

Programação

Orientação sobre o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), por meio do setor de referência do município, com participação de agentes de saúde.

Orientações sobre “Nutrição e Tabagismo”, com a equipe da AVACCI, por meio da nutricionista Márcia de Faria Nogueira Marques; enfermeira Fernanda Perilo Baya Souza; técnica de enfermagem Isabela Nayara Teixeira Borges e agente de telemarketing Marília Gabriela Bernardes.

- Orientações e esclarecimentos acerca da legislação antifumo, com o advogado René Gualberto Dantas, OAB/MG 91.447.

- Orientações diversas sobre os diversos tipos de cânceres relacionados ao tabagismo, com a enfermeira Danúbia Talita Mendonça, da Equipe de cuidados paliativos, responsável pelo setor de Prevenção da ACCCOM.

Programa

Presente no município de Itaúna desde 2012, o Programa Nacional de Controle de Tabagismo (PNCT) faz parte de uma politica para promoção à saúde que tem como objetivo a proposta de apoiar o fumante que quer parar de fumar. O programa prevê a realização de grupos conduzidos por um técnico ou uma equipe de referência, tendo por base as orientações recebidas pelo Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Os participantes contam, ainda, com o apoio de medicamentos nicotínico.

Como Participar

Os interessados podem procurar o setor de tabagismo na Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Manoel da Custódia, 1.111, bairro Morada Nova. Os usuários são recebidos e orientados sobre o funcionamento do grupo, pela equipe técnica. A partir dai são cadastrados no sistema e começam a participar dos encontros. São sete encontros no total, sendo quatro reuniões estruturadas e três de manutenção. Atualmente, na sede do programa, está em andamento o 24º grupo de controle. Funcionamento de Segunda a Sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (37)3241-4999 – Ramal: 210.