30 MAI 2019
Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi marcado com semana de atividades

O dia 18 de Maio alude ao movimento de reforma psiquiátrica, pela defesa do cuidado em liberdade, direitos, proteção social e cidadania das pessoas com sofrimento mental

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Mental, usuários e trabalhadores dos serviços Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), CAPS ad e Centro de Convivência do Idoso (CCI), realizaram um cronograma de atividades para marcar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de Maio.

Na terça-feira, 14 de Maio, foi realizada pela manhã uma Marcha da Saúde Mental com apoio da Granja Escola São José de Itaúna para dar visibilidade à importância da data dentro do município. Dando continuidade às comemorações, na quarta-feira, 15 de Maio, os usuários e trabalhadores da Saúde Mental de Itaúna participaram do 2º Torneio de Futsal “Craques pela Vida” em Pará de Minas, no Centro Esportivo Professor Daniel de Oliveira Barboza e no Clube Praça de Esportes Pará.

O torneio ocorreu das 08 às 17horas, com jogos entre os municípios participantes. As equipes de Itaúna, Pará de Minas, Lagoa da Prata, Pompéu, Pitangui, Oliveira, Ribeirão das Neves e Santo Antônio do Monte participaram da disputa. Os jogadores da equipe de Itaúna ficaram em 4º lugar na classificação do torneio, demonstrando muito empenho durante a competição.

Na quarta-feira, dia 22 de Maio, foi realizado em parceria com o Cine Ritz de Itaúna uma sessão para os usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município. Os usuários e profissionais da rede assistiram ao filme Vingadores. Esta foi mais uma das atividades desenvolvidas na semana de comemoração da Luta Antimanicomial, com o intuito de promoção da cidadania e inserção social.