30 MAI 2019
Prefeitura de Itaúna reforça conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais

Entre os dias 02 e 07 de junho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, e em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto por meio do Projeto Rio São João e com a Coopert realiza uma programação especial para marcar a Semana do Meio Ambiente em Itaúna. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e incentivar a sociedade a adotar práticas sustentáveis no dia a dia.

A abertura da Semana do Meio Ambiente – 2019, será no domingo, 02, na comunidade de Carneiros, com em evento ofertado pelo Rotary Itaúna, das 08h as 12h, nas dependências da Escola Municipal Ismael de Souza Arruda, no evento serão ofertados serviços que visam a melhoria da qualidade de vida dos moradores da referida comunidade e será realizada a doação de mudas para a população.

Na segunda-feira, 03, a Regulação Urbana por meio da Gerência de Proteção ao Meio Ambiente e a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho – Coopert – iniciam a campanha porta a porta, para estímulo da coleta seletiva. Das 08h às 14h, as equipes estarão nas ruas da região dos Bairros de Lourdes e Nogueirinha porta a porta, distribuindo panfletos e os adesivos da coleta seletiva (seco e molhado) e orientando sobre a separação correta dos resíduos, dias e horários de coleta e os benefícios dessa atitude para o Meio Ambiente.

As atividades que envolvem os estudantes da rede pública, ocorrerão na terça-feira, 04, e os alunos visitarão a sede do Projeto Rio São João, no Morro do Engenho, das 08h às 10h30, onde participarão de palestra, visita guiada e oficina de produção de mudas. A Coopert é parceira nesta ação. Na quarta-feira, 05, das 09h às 12h, será realizado na Praça Doutor Augusto Gonçalves um feirão de mudas que contará com mais de 25 espécies de árvores, entre elas espécies para calçada, nativas, frutíferas e ornamentais, produzidas pela Fundação Granja Escola São José, a preços populares, entre R$ 2 e R$ 5, com renda revertida para a instituição.

Na quinta-feira, 06, ocorrerá a entrega de duas praças revitalizadas, a Praça Joanica Antunes, localizada no bairro Vila Nazaré e a Praça Alcides Paulista dos Santos, no bairro Alaíta. Por fim, na sexta-feira, 07, a Prefeitura e o SAAE, por meio do Projeto Rio São João, em conjunto com o IEF – Instituto Estadual de Florestas e com o SENAI, promovem um plantio de mudas nativas ao longo da Rua Joaquim Soares, no bairro Itaunense, na área do Parque Municipal Recanto Verde Vida.