03 ABR 2020
Residencial Santanense agora conta com Unidade Básica de Saúde própria
Benefício alcançará Vale das Aroeiras e parte do Parque Jardim. Abertura de nova unidade possibilitará redivisão de atendimentos para outros bairros da região

Mesmo sem fazer inauguração oficial devido ao enfrentamento do Coronavírus, mas pensando sobretudo no benefício à população, a Prefeitura de Itaúna entregou à comunidade uma novíssima unidade básica de saúde. O local, que recebeu o nome de Arnaldo Cândido "Chicão", atenderá moradores dos bairros Residencial Santanense (onde está instalada, à Rua Padre Guilherme – nº 360), Vale das Aroeiras e parte do Parque Jardim. A “inauguração” foi realizada no dia 26/03 e o início efetivo das atividades na última segunda-feira, 30/03.

A abertura desta nova ESF possibilitou melhor divisão da área e arredores do bairro Parque Jardim, que já conta com uma unidade de saúde, mas que devido ao intenso crescimento populacional na região, não conseguiu mais suportar o atendimento de todos os bairros. Com a redivisão, a ESF Parque Jardim atenderá o bairro São Bento I e II e parte do próprio bairro, ficando a ESF Residencial Santanense responsável pelo atendimento da região citada anteriormente. Com a abertura da nova UBS e a redivisão das áreas, a estimativa é que 5.000 mil pessoas sejam beneficiadas.

O novo espaço é dotado de equipe multiprofissional, com médico clínico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários de saúde, recepcionista e servente de limpeza. A inauguração elevou de 78,16% para 81,89% a cobertura da população atendida pela Atenção Primária em Itaúna.

Para o Prefeito Neider Moreira, “foi bastante desafiador para nós a conquista desta abertura, mas a reivindicação era antiga e ficamos satisfeitos em atender, pois será um bem grandioso aos moradores dos bairros contemplados. Agora temos mais cobertura, mais responsabilidades, além de maior representatividade perante o Estado na busca de financiamento de ações para nossa saúde. Em outras unidades fizemos melhorias, mas entregar um espaço novo como este não tem comparação”, disse.