16 JUL 2020
Rodoviária de Itaúna: acolhendo melhor quem chega ou sai da cidade
Mudanças realizadas nos últimos três anos tiveram como objetivo sanar principais reclamações de passageiros e profissionais

Quem costuma utilizar a Rodoviária de Itaúna com certa frequência, certamente percebeu melhorias no local nestes últimos meses. O que antes era motivo de reclamação, hoje tornou-se ponto de elogio, principalmente de frequentadores. Os banheiros passaram por reforma completa em suas instalações (o sanitário feminino conta com ponto de apoio para mães na troca fraldas e higienização dos bebes; este fraldário não existia antes). O serviço de limpeza funciona em horário integral de atendimento. Um portão eletrônico com porteiro foi instalado na entrada/saída dos ônibus. Paredes e teto receberam nova pintura. Os atendimentos de passageiros ganharam um novo guichê, agora são três cabines à disposição. As benfeitorias alcançaram também a iluminação geral, os jardins e o estacionamento (fechamento às 21h30). Outro ponto positivo é a disponibilização de wi-fi gratuito e a melhoria da lanchonete.

Em relação às linhas de ônibus, em 2017, apenas os intermunicipais/interestaduais para Belo Horizonte, Carmo do Cajuru, Crucilândia, Itaguara e São Paulo utilizavam do interior da rodoviária para embarques. Atualmente, as plataformas do local atendem também aos destinos Juatuba, Itatiaiuçu e mais duas novas linhas para São Paulo e cidades comerciais do sul de Minas. O espaço passou a atender também o transporte da zona rural, que antigamente era realizado a partir do Mercado Municipal (agora os usuários contam com este ponto de apoio). É importante destacar que o embarque para as comunidades rurais e algumas cidades da região são isentos de taxa de embarque. Comparando-se os números de fevereiro/2017 e dezembro/2019, houve aumento de 6.000 para 21.000 passageiros/mês.

Quanto às salas comerciais, um dos boxes é ocupado pela empresa Efikaz, que realiza o transporte de pequenas mercadorias por ônibus. Em outros dois espaços funcionam também o atendimento de Cidadania Rural para pequenos produtores e a sede da Academia Itaunense de Letras. A Secretaria de Desenvolvimento Social oferece serviço de atendimento do CREAS para os migrantes (com passagens para Pará de Minas, Divinópolis, Belo Horizonte e Itaguara. Há também um projeto aprovado para uma sala de apoio da Polícia Militar no local (autorizado pelo comando geral da PM em Divinópolis, em fase de aquisição de material para início das obras nas próximas semanas).

De acordo com o Chefe de Núcleo, Donizete José da Fonseca, que gerencia a rodoviária há quase quatro anos, “muitas foram as melhorias realizadas até o momento e outras ainda virão, todas realizadas com recursos próprios. Temos ainda como proposta para os próximos meses a instalação de uma guarita de monitoramento (projeto aprovado e aguardando próximos passos) e a tentativa para que os ônibus de Itaúna/Pará de Minas passem a ter embarque dentro da rodoviária e não como acontece atualmente”, afirma.