09 ABR 2021
Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa na segunda-feira
Público-alvo da primeira etapa será crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, trabalhadores da saúde e indígenas

Paralelo à imunização contra a Covid-19, o Ministério da Saúde inicia nesta segunda-feira, 12/04, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com o órgão, o grupo prioritário contemplado nesta primeira etapa são crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas até 45 dias, trabalhadores da saúde (descritos abaixo) e população indígena. Os pontos de referência para vacinação serão as unidades de saúde, onde serão organizados espaços para a vacinação em caráter preventivo à contaminação pelo novo Coronavírus.

De acordo com informe técnico do MS, são considerados trabalhadores da saúde aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros), como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.

Fazem parte também desta lista os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal de limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos e doulas / parteiras.

É necessária a apresentação de identificação pessoal, comprovante de endereço e documento de comprovação de atuação na área da saúde para receber a dose. Caso alguém do público-alvo da primeira fase de vacinação contra a Influenza tiver recebido recentemente a imunização contra a Covid-19, este deverá aguardar intervalo mínimo de 14 dias para o recebimento das vacinas.

As pessoas que tiveram testagem positiva para Covid-19 deverão aguardar um período de 28 dias para receber a vacina contra a Influenza. A vacina contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população. A SMS ressalta a importância do uso de máscara e distanciamento social durante ambas campanhas.