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NOV
24
24 NOV 2023
Black Friday: Procon Itaúna orienta a como aproveitar as ofertas e escapar das fraudes
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A Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas e grandes armazéns e é estimulada pelo ramo por meio de, por exemplo, preços atrativos, ofertas de frete grátis, juros mais baixos e a possibilidade de dividir o valor da compra em mais parcelas que as convencionais. No entanto, são necessárias cautela e certeza para finalizar o negócio.


Antes de iniciar qualquer tratativa, o consumidor deverá pesquisar bastante a oferta que está objetivando adquirir, analisando preços de diferentes fornecedores, acessando diferentes sites e verificando histórico de preços. Lojas mais confiáveis geralmente demonstram as ofertas com mais clareza e objetividade.


Uma ferramenta importante no auxílio do consumidor são os sites comparadores de preços, sendo que alguns deles chegam a armazenar dados de preços dos últimos 6 (seis) meses. Há também a possibilidade de criar alertas de preços e realizar cadastros para acompanhar a disponibilidade e a variação de preços do produto.


Válido ressaltar que a verificação de fornecedores locais é de muita valia, pois se as lojas virtuais costumam ser mais baratas, o frete pode elevar o valor do produto, compensando, por vezes, a sua compra junto à loja física.


A definição da quantia que se pretende gastar para comprar o produto que deseja é de suma importância para prestigiar o planejamento econômico e evitar gastos excessivos e o acúmulo de dívidas.


Descontos “fakes”



É de suma importância que o consumidor pesquise o preço com antecedência e compare preços em diferentes lojas e sites. Para a identificação de um falso desconto, é necessário fazer pesquisas antecipadas dos preços dos produtos que se está interessado em adquirir. Quando da data da compra, necessário verificar se o desconto oferecido é realmente significativo em relação ao preço anteriormente praticado.



Fique longe de fraudes e golpes



Fraudes e golpes pela internet têm crescido a cada dia mais em todo o mundo pela facilidade de induzimento a erro na configuração da aparência dos sites, utilizado pelos criminosos o disfarce de fornecedores grandes e conhecidos para aplicar seus golpes em consumidores.


O mais importante ao adquirir um produto via site de internet é verificar a procedência do fornecedor. Tente identificar a segurança do site, confira o domínio do e-commerce e se ele possui selo (s) de confiança.



Avalie a sua reputação em outros sites ferramentas como o “Reclame Aqui” e verifique se o fornecedor possui também loja física, principalmente, se há registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal



Desconfie de preços muitos baixos e de ofertas imperdíveis. Preços muito díspares dos demais sites é provável tentativa de golpe, assim como ofertas que, de tão imperdíveis, parecem irreais. Por isso a pesquisa e o acompanhamento do histórico de preços se faz tão importante.



Nunca forneça suas informações pessoais, nem financeiras em sites suspeitos



Dados como RG e CPF, telefone e endereço de e-mail, endereço residencial, principalmente dados bancários, como número do cartão e o código de segurança não devem, absolutamente, serem informados antes da certeza de que o site é confiável para não incorrer em problemas maiores do que comprar e não receber o produto.



Crimes na internet têm diferentes formas: apreensão dos dados e clonagem (phishing), falsas ligações de instituições bancárias para conseguir informações sobre o cartão (vishing), o famoso golpe do valor errado na maquininha, falsas compras duplicadas, entre outros, portanto, fique alerta.

Para compras virtuais, o mais indicado, atualmente, é a utilização do cartão virtual disponibilizado pelas instituições financeiras, que é diferente do cartão físico e, em alguns casos, pode ter a validade ajustada de acordo a vontade do consumidor.



Já nas lojas físicas, alguns hábitos simples garantem a segurança das compras como sempre conferir o valor na maquininha antes de efetuar o pagamento e imediatamente verificar no aplicativo o total da compra efetuada, solicitar o comprovante de pagamento e nunca dar seu cartão a terceiros – inclusive o vendedor. O pagamento por aproximação deve estar bloqueado e somente ser liberado no momento do pagamento.



Conheça seus direitos



1. É direito do consumidor ter informações adequadas, claras, objetivas e prévias sobre o produto ofertado no mercado de consumo;

2. A oferta vincula o fornecedor e deve, portanto, ser registrada por “print”, foto ou vídeo;

3. É também direito exigir o cupom ou a nota fiscal da respectiva compra realizada;

4. O direito de desistência da compra, em até 07 dias do recebimento do produto, somente pode ser exercido para compras realizadas por meio da internet ou fora do estabelecimento comercial;

5. Produtos comprados no estabelecimento somente serão trocados por cortesia do fornecedor e se não apresentarem vício; nesse caso, a lei prevê que deverá ser efetuado o reparo do vício, em até 30 dias, alternativamente, a substituição ou a restituição ou o abatimento proporcional do valor pago;

6. O prazo de entrega de produtos deve ser acordado com o fornecedor e documentado;

7. A garantia legal é de 03 meses; qualquer garantia estendida ao consumidor deve ser registrada em documento.

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