30 JAN 2024
Itaúna está em ALTÍSSIMO RISCO para Dengue e Chikungunya
1º LIRAa de 2024 mostra cidade com 11,9%, índice considerado gravíssimo pelo MS. Casos confirmados preocupam

O resultado do 1º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) de 2024 coloca Itaúna em alerta máximo contra a Dengue e Chikungunya. Dados divulgados pela SMS nesta terça-feira, 30/01, mostram a cidade com índice de 11,9%, percentual que indica situação de ALTÍSSIMO RISCO (o Ministério da Saúde preconiza menos de 1%). Agentes de combate à endemias percorreram 2003 imóveis entre os dias 08 e 12 de janeiro. Foram coletados 427 tubitos com larvas, os quais foram encaminhados para análise no laboratório do setor de Vigilância Ambiental do município.

Novamente, o maior número de focos foi encontrado dentro das residências, com 98%. Os recipientes com maior incidência de focos são pratinhos de plantas, baldes, piscina plástica, garrafas, latas, lonas, pneus, dentre outros, todos passíveis de remoção.. Aa altas temperaturas e chuvas constantes registradas nos últimos dias dias são condições ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti, que também transmite Zika e Febre Amarela. A SMS já iniciou ações especiais de combate ao mosquito transmissor em regiões da cidade.

Os bairros com maiores quantitativos de recipientes positivos foram Centro, Morada Nova II, Piedade, Santa Edwiges, Aeroporto, Itaunense I e II, Parque Jardim, Jadir Marinho, Padre Eustáquio, Graças, Residencial Santanense, Cidade Nova e Vale das Aroeiras. O número de casos confirmados de Dengue em Itaúna neste início de ano é preocupante: foram 205 confirmações em apenas 26 dias, segundo o levantamento mais recente (média de 8 casos/dia). No mesmo período já há também 1 caso confirmado de Chikungunya. Além dos cuidados em casa, jamais jogue lixo em lotes vagos para evitar possíveis criadouros.