07 FEV 2024
Prefeitura inicia reforma da unidade de saúde do Calambau
Comunidade conta com aproximadamente 100 usuários e prazo de realização das obras é de aproximadamente 60 dias

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a reforma da unidade de saúde da comunidade do Calambau. As melhorias na parte estrutural possibilitarão que o local tenha recepção, consultório de enfermagem com banheiro, consultório médico e banheiro para uso dos usuários. A expectativa é de que as obras sejam finalizadas em 60 dias. Há algum tempo e durante o período da reforma, os atendimentos serão realizados na sala de apoio na ESF São Geraldo e também no Posto Central.

O objetivo da reforma é melhorar a assistência prestada aos usuários desta localidade, melhorando as ações de promoção, prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além, evidentemente, de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que trabalham na unidade.
De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, “a unidade em questão é uma escola há muito tempo desativada e que abriga a equipe volante do ESF Rural quando a mesma vai pro Calambau. Sofria de diversos problemas estruturais devido à ação do tempo, o que impossibilitou a continuidade dos atendimentos naquele espaço. Atendendo a um anseio antigo dos moradores desta comunidade, estamos promovendo a reforma completa do espaço”, afirma.