17 ABR 2024
Festival Itaunense de Cenas Curtas de Teatro edição 2024

O Festival Itaunense de Cenas Curtas de Teatro edição 2024 realiza nos próximos dias 25 e 26/04, a fase eliminatória da competição, precedendo a grande final, marcada para 03/05, tudo no Teatro Sílvio de Mattos. Conforme edital, os jurados para escolha dos finalistas são convidados pela SEMCUT e devem ser experientes na área. Confira aqui os pontos principais do currículo de cada um dos três convidados:

Juvenal Bernardes

É ator, contador de estórias, palhaço, escritor (literatura de cordel) e presença constante em eventos e oficinas por toda Minas Gerais. Atua no teatro desde os anos 1980 e criou a Cia. Borandá de Teatro e Palhaços (2009). Realizou projetos como "Roda de Histórias” e “A Hora do Conto na Escola”. Publicou “Aldebarã”, “A guerra do Macaco com a Onça”, "Contos Populares em Cordel", dentre outros. Atualmente circula com a peça "Era uma vez... o Pequeno Príncipe", de sua autoria.

Christopher Costa

É filho de artista e começou no mundo das artes aos 6 anos, como ator, atuando em mais de 30 espetáculos. Mais tarde, começou a produção de seus próprios projetos, por meio da CIa Os Teatráveis. A paixão pelo cinema surgiu quando a mãe abriu uma vídeo locadora no bairro onde moravam. Na área de animação, foi produtor executivo e assistente de direção no primeiro longa-metragem de animação produzido no interior de Minas, intitulado "Placa-Mãe". exibido em mais de 60 festivais internacionais.

Atuou como produtor executivo em quatro curtas-metragens de animação, como coordenador de rig em uma série de animação, produtor de Linha em três séries de animação, e como pós-produtor em séries de animação e curtas-metragens. No campo do live-action, atuou como produtor executivo no média-metragem documental intitulado "Sá Rainha, e os Capitães do Mar" e na produção executiva de outros dois curtas-metragens. Já ministrou mais de 40 oficinas de cinema de contrapartida social para escolas públicas

Hamilton Costa

Ator, diretor e produtor cultural, contribui há mais de 26 anos para o cenário teatral., com trajetória marcante e consolidando-se figura central na cena teatral de Divinópolis,. Como diretor, destacou-se no Teatro Municipal Usina Gravatá. Ao longo dos anos, idealizou produções que transcenderam gêneros, unindo comédia, literatura, clássicos, operetas, teatro mambembe e teatro de bonecos. Em 2007, fundou a Cia Os Teatráveis, marcando a história das artes cênicas da região.

Na peça "O Barbeiro de Niterói" (2010-2017), recriou as célebres rádio novelas do escritor e compositor Noel Rosa. É admirador da obra de William Shakespeare. Em 2023, reestruturou magistralmente a obra "Romeu e Julieta", sucesso de público e crítica, com mais de 1000 espectadores em apenas um dia de apresentação. Fundou a Escola de Atores Hamilton Costa, que atualmente conta com 60 alunos.