20 MAI 2019
Secretaria de Saúde realizou 2º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti

Mutirão de Limpeza segue nos bairros Chácara do Quitão, Centro, Cerqueira Lima, Graças, Belvedere, Novo Horizonte e Santa Edwiges

Entre os dias 13 e 17 de maio, foi realizado em Itaúna o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa – que mostrou infestação de 1,8%, com as larvas encontradas principalmente em ralinhos, tanque, balde, pneu e bebedouros de animais. Os bairros com maior número de focos são Centro, Chácara do Quitão, Novo Horizonte, Santanense, Cerqueira Lima, Graças e Santa Edwiges, onde as equipes reforçaram as ações de combate ao mosquito, nesta semana. Em janeiro a infestação era de 2,3%.

“O LIRAa teve esse resultado, devido ao trabalho que está sendo realizado pelas equipes de combate à dengue, que vão as residências e fazem a investigação epidemiológica, realizam o trabalho de solo e o fumace, além do mutirão de limpeza que está sendo realizado desde fevereiro”, ressalta a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso.

Os moradores das regiões visitadas são incentivados a deixar em sacos plásticos, nas calçadas, para coleta, os criadouros removíveis, como garrafas, pneus, potes e vasilhas de plástico, entre outros recipientes. A gerente, Maria Izabel Dâmaso, pede a colaboração da comunidade. “Precisamos da ajuda de todos nesta luta, mesmo com o trabalho que desenvolvemos de forma contínua. Tirar 10 minutos do dia para fazer a limpeza e vistoria de suas casas. Estamos em alerta com esse resultado, de acordo com Ministério da Saúde e contamos com o empenho da população”.

A Secretaria de Saúde de Itaúna segue em campo, com ações intensivas para combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela. Para reforçar as estratégias nesse período que é favorável à proliferação do mosquito, devido às altas temperaturas e chuvas.

O LIRAa permite ao setor de Vigilância Ambiental conhecer de maneira eficaz e segura os índices de infestações larvárias e dados referentes aos tipos de recipientes, viabilizando melhor planejamento das estratégias de controle.