25 MAR 2019
Saúde realiza ação no Mercado Central de Itaúna

Ação teve como objetivo o combate à dengue, Zika vírus e Chikungunya

Atendendo a uma solicitação dos moradores da região, a Secretária Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços e Polícia Militar, realizou na manhã da última sexta-feira (22), uma vistoria no Mercado Central de Itaúna para eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, além de animais peçonhentos.

“Estamos embasados para essa ação realizada aqui hoje, na lei 13.301 de 27 de junho de 2016 que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, do vírus chikungunya e do vírus da zika; e altera a Lei no 6.437, de 20 de agosto de 1977”, afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso.

Durante a ação foram retirados entulhos, recipientes acumuladores de água, a desratização que é aplicação do veneno para eliminação de ratos e a realização de borrifamentos para combate à dengue, Zika vírus e Chikungunya. Não foram encontrados nenhum tipo de animais peçonhentos.

“Uma ação que visa o bem da população que reside próximo ao mercado central, visto que a não realização da mesma poderia colocar em risco iminente à saúde pública dos moradores da região. É importante ressaltar que é preciso que a população contribua, façam vistorias. Se cada um tirar um tempinho do seu dia para isso, conseguiremos reduzir cada vez mais a proliferação do Aedes aegypti”, finaliza a gerente.