19 MAR 2019
Secretaria de Educação e Cultura promove Capacitação Psicomotricidade

A psicomotricidade tem como finalidade pedagógica o desenvolvimento psicomotor da criança

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na última quinta-feira (14), uma Capacitação Psicomotricidade na Educação Infantil/ Creche, Núcleo De Educação Infantil Custódio Emídio Da Cruz e Centro Municipal De Educação Infantil (Cmei) - Lúcia Lima De Carvalho com cerca de 50 pedagogos, educadores, diretores e auxiliares. A psicomotricidade trata sobre a integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso

A reunião teve como objetivo capacitar os profissionais dando enfoque no desenvolvimento psicomotor da criança. Discutir as implicações da qualidade na aprendizagem escolar e sua prática em diversos segmentos da educação, dentro dos preceitos teóricos da psicomotricidade. Preparar o profissional para avaliar e intervir no campo da psicomotricidade Escolar.

Reuniões com professores de Educação Física dos anos iniciais e finais, pedagogos da educação Infantil, ensino fundamental – anos iniciais e finais, articulações e facilitadoras do Tempo Integral, pedagogos e secretários das creches municipais e conveniadas, vem sendo realizadas durante a semana para repasses de informações, orientações, apresentação do consolidado da pesquisa pedagógica entre outros assuntos para definição de estratégias.

Foi realizada também uma atividade pedagógica com pedagogos dos Anos Finais/EJA para tratar de assuntos como: Currículo Referência de Minas, passo a passo contra a infrequência, avaliações diagnósticas, participação em Olimpíadas do Conhecimento, plano de curso e planos de aula, entre outros.

Na próxima quarta-feira (20), acontecerá a capacitação nas creches Recanto Feliz, Núcleo de Educação Infantil Santo Agostinho e creches conveniadas com cerca de 55 pedagogos, educadores, diretores e auxiliares. Palestras, dinâmicas, apostila e material didático serão disponibilizados para auxílio das creches. Após o término da capacitação das mesmas, será realizado um circuito nas creches com maternal II e III.