11 MAR 2019
Prefeitura de Itaúna zera filas por cirurgias de cataratas

157 pacientes passaram pelo procedimento em 2018 e 2019

A Prefeitura Municipal de Itaúna, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando um trabalho significativo para melhor atender as demandas da população. Durante o ano de 2018 foram realizadas 66 cirurgias de catarata. Já em 2019 foram atendidos 91 novos pacientes com a cirurgia. A Secretaria foi responsável pelo transporte dos pacientes à cidade de Carmo da Mata, na qual foram realizadas às cirurgias.

O trabalho intenso e o comprometimento do setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, foi essencial para conseguir zerar a demanda existente. Hoje, todos os pacientes que aguardavam pela cirurgia foram atendidos.

“Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando com os atrasos nos repasses do Governo, procuramos sempre trabalhar em prol da população, e prova disso é o número expressivo de cirurgias que foram realizadas”, ressalta o secretário de saúde Fernando Meira.

Catarata

A catarata é uma doença caracterizada pela perda de transparência do cristalino do olho, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A principal causa é o envelhecimento do cristalino, por isso que é muito frequente na população idosa.

A doença também pode ser causada por fatores secundários, como diabetes, uso indiscriminado de colírios ou medicamentos com corticoides, pancadas, infecção ocular e tabagismo. Atinge quase metade da população brasileira ( 47% ) com idade entre 65 a 80 anos, e é a principal causa da cegueira entre os pacientes.