25 FEV 2019
Investimentos garantem aumento na qualidade da água fornecida à população de Itaúna

Prefeitura e Saae entregam obras de ampliação dos floculadores, que têm função de retirar as impurezas dos recursos hídricos

Cerimônia no fim da tarde de sexta-feira, 22, marcou a entrega da expansão dos floculadores da Estação de Tratamento de Água – ETA – de Itaúna. As intervenções tiveram como objetivo aumentar a eficiência do sistema, cuja função é retirar as impurezas dos recursos hídricos que chegam às casas e estabelecimentos comerciais da cidade.

O projeto foi executado pela gerência técnica operacional do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae, com orçamento de aproximadamente R$ 233 mil. “As medidas adotadas atendem, criteriosamente, às especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. As obras foram iniciadas em junho de 2018, pelo então dirigente da autarquia, Samuel Nunes, com o suporte do servidor Jacer Arcanjo, convidados especiais nesta solenidade, pelo trabalho que desenvolveram”, comentou o diretor-geral do Saae, Arley Silva.

Ao discursar, o prefeito Neider Moreira ressaltou a importância dos investimentos em saneamento básico, que é um dos pilares para garantia da qualidade de vida à população. Com a ampliação dos floculadores, a água ficará mais tempo em contato com os reagentes químicos responsáveis pela segregação de substâncias prejudicais.

“A aplicação desses recursos significa preocupação com a saúde da comunidade itaunense. E mais uma importante conquista será a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que está em fase de acabamento e a partir do momento em que começar a operar, permitirá que 100% dos dejetos sejam tratados”, comentou.

Participaram da cerimônia os secretários Dalton Nogueira (Administração), Diógenes Vilela (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Fernando Meira de Faria (Saúde), Warley Eustáquio de Souza (Finanças), Paulo de Tarso Nogueira (Regulação Urbana), do chefe de Gabinete, Valter Gonçalves do Amaral e do procurador-geral do Município, Jardel Carlos Araújo. Também prestigiou o ato oficial o vice-presidente da Câmara, Hudson Bernardes.

Visitas

A Estação de Tratamento de Água – ETA - é aberta para visitas da comunidade. Quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido no local e todos os processos para que os recursos hídricos cheguem às torneiras em condições adequadas para consumo, pode entrar em contato pelo telefone 3249.5804 e fazer o agendamento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas.