20 FEV 2019
Mutirão da Limpeza avança com ações nos bairros e área central de Itaúna

Equipes recolhem quase 19 mil quilos de materiais inservíveis em fevereiro de 2019

A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta e continua a desenvolver ações intensivas para o combate aos focos do Aedes aegypti em todas as regiões de Itaúna. As equipes do Mutirão de Limpeza, que já passaram pelos bairros Garcias, Aeroporto, Cidade Nova, Três Marias e Murilo Gonçalves, concentram os trabalhos agora no Recanto das Peixotas, Godofredo Gonçalves, Itaunense, Parque Jardim, Residencial Santanense, Vale das Aroeiras, Graças, Belvedere, Cerqueira Lima e Piedade. Também foram reforçadas as estratégias nas áreas onde será realizado o Carnaval 2019, abrangendo as praças Lagoinha e Estação, além da avenida Jove Soares, onde é montada anualmente a estrutura do circuito oficial da folia.

De acordo com balanço da Gerência Superior de Saúde, foram recolhidos, até a manhã desta quarta-feira, 20 de fevereiro, 18.950 quilos de materiais inservíveis. Durante a campanha, os moradores das localidades visitadas são incentivados a deixar em sacos plásticos, nas calçadas, para coleta, os criadouros removíveis, como garrafas, pneus, potes e vasilhas de plástico, entre outros recipientes.

A responsável pelo setor, Maria Izabel Dâmaso, reforça a importância da colaboração da comunidade. “Precisamos da ajuda de todos nesta luta, mesmo com o trabalho que desenvolvemos de forma contínua. A contribuição de cada um é importante para que não tenhamos surtos ou epidemias. Estamos em alerta e contamos com o empenho da população”, convoca a gestora. O primeiro Mutirão da Limpeza de 2019 segue até o próximo dia 28. Além da coleta dos materiais inservíveis, as equipes conscientizam os moradores sobre as medidas que podem ser adotadas no dia a dia para eliminação dos focos do Aedes aegypti e também fazem borrifação, quando constatada a necessidade, no intuito de combater o vetor.

LIRAa

Entre os dias 21 e 25 de janeiro, foi realizado em Itaúna o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti – LIRAa, que mostrou infestação de 2,3%, com as larvas encontradas principalmente em ralinhos de pias e banheiros, além de vasos de plantas. Os bairros com maior número de focos são Vila Vilaça, Santo Antônio, Cidade Nova, Itaunense, São Geraldo e Vila Tavares, onde as equipes reforçaram as ações de combate ao mosquito, transmissor da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela, em área urbana.

O Município continua em estado de alerta quando à presença do inseto, porém, até o momento, em 2019, graças ao trabalho intensivo da Secretaria de Saúde e à colaboração da população. Itaúna está fora do mapa das cidades com surtos ou epidemias da doença, que tem preocupado várias localidades da região Centro-Oeste.