13 FEV 2019
Secretaria de Educação e Cultura apresenta projeto de proteção contra incêndio

Projeto garante mais segurança e proteção para os frequentadores do Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros

A Prefeitura Municipal de Itaúna, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na tarde da última terça-feira (12), uma reunião para apresentar o projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico do Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros.

Na ocasião o prefeito Neider Moreira e o gerente superior de cultura Joe - Ilimane Lopes - apresentaram para a imprensa o projeto que tem um custo de aproximadamente R$135 mil reais, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura, aprovados pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna (Codempace).

A primeira parte já se encontra em execução com instalação dos seguintes sistemas: Hidrantes, sinalização de segurança que auxiliam as rotas de fuga, orientam e advertem os usuários da edificação, extintores de incêndio, Iluminação de emergência, detector de incêndio e alarme de incêndio. A segunda parte da execução do projeto será contemplada com proteção antichamas em todo o carpete e madeiras existentes, guarda-corpo, corrimão, galerias, área administrativa, além de rampas de acessibilidade.

“A população pode usufruir de um espaço mais seguro e acessível, garantindo um aproveitamento melhor e maior do espaço destinado a cultura e lazer das famílias”, afirma o prefeito Neider Moreira.

“Com a execução do projeto passaremos a ter o laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), permitindo a realização de inúmeros espetáculos, que antes não aconteciam. A empresa Arcelor Mittal é um bom exemplo disso, com parcerias com a Prefeitura Municipal financiando diversas apresentações teatrais, que até o momento não poderiam ser exibidas pela falta do AVCB. Assim que concluirmos o projeto poderemos receber esses espetáculos”, finaliza o prefeito.

O projeto está de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e com as disposições do Corpo de Bombeiros, as quais orientam sobre a localização e outros detalhes de cada componente.