13 FEV 2019
Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana comprova qualidade dos serviços em Itaúna

Município consegue pontuação acima da média brasileira e mostra que cumpre Política Nacional de Resíduos Sólidos

Itaúna é referência para a região Centro-Oeste quando o assunto é coleta e destinação adequada do lixo. E ficou em destaque também nesse quesito entre os municípios brasileiros listados no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana – ISLU – de 2018. O resultado do estudo foi divulgado recentemente e coloca a cidade em posição privilegiada, devido aos dados favoráveis coletados.

O levantamento, criado em 2016, é feito anualmente, desde então, com o objetivo de mostrar a adesão das prefeituras à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Itaúna conquistou uma pontuação expressiva na última edição, que confirmou o compromisso da administração com a qualidade dos serviços, em todos os quesitos avaliados.

Para chegar aos resultados, o ISLU utiliza-se de interações estatísticas com a mesma metodologia de cálculo usada pela Organização das Nações Unidas – ONU – para o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. A análise abrange quatro dimensões. Na primeira delas, que é o Engajamento (população atendida x população total), o Município obteve 0,812. No critério Recuperação dos Resíduos Coletados, recebeu 0,048; em Sustentabilidade Financeira, o máximo (1), assim como em Impacto Ambiental.

A pesquisa abrangeu 3.374 cidades em todo o país. O Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana de Itaúna (0,726) ficou bem acima da média brasileira, em todas as faixas populacionais, que variou de 0,612 (menos que 50 mil habitantes) a 0,658 (mais de 250 mil).