11 FEV 2019
Secretaria de Saúde promove ação educativa de combate ao HIV/Aids

Ação pré-carnaval terá distribuição de informação e preservativos, além de testes rápidos e aferição de glicemia

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vem promovendo diversas ações educativas de combate ao HIV/Aids, com a distribuição de preservativos e material informativo; realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C; aferição de pressão arterial, exame de glicemia capilar.

A vigilância sanitária estará presente na ação orientando sobre o uso consciente de medicamentos e local próprio para descarte; dicas sanitárias para ambulantes e explicações para o consumidor sobre o que observar na hora de adquirir produtos de vendedores ambulantes.

Reafirmando sempre esse compromisso com a população, nos dias em que antecedem o período carnavalesco, a Secretaria de Saúde promoverá ações de conscientização a população sobre a importância do uso da camisinha na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e sobre o diagnóstico precoce por meio dos testes rápidos.

“Carnaval é uma época de festas, alegria e muita diversão, mas também é tempo de se cuidar. Pensando nisso a secretaria de saúde esta realizando mais uma ação, que é de suma importância para mobilizar e conscientizar sobre as infecções sexualmente transmissíveis e para ampla distribuição de preservativos antes do carnaval”, ressalta a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso.

O trabalho, desenvolvido por funcionários da Secretaria de Saúde, será realizado na sexta-feira (22), das 08 às 16 horas na praça da Matriz, onde os mesmos abordarão a população orientando-os para os cuidados com as infecções sexualmente transmissível (ISTs) e a prática do sexo seguro.

A ação contará também com profissionais da vigilância ambiental conscientizando a população sobre todos os cuidados necessários para o combate a Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, além da exposição de larvas, mosquitos e serpentário.