01 FEV 2019
Prefeitura de Itaúna dá o último passo rumo à revitalização do Museu Municipal

Executivo assina ordem de serviços para obras, garantidas por verba específica, do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural

O respeito à memória da cidade, com medidas para valorização, preservação e manutenção do patrimônio histórico é uma característica marcante da atual administração de Itaúna. Várias providências foram adotadas, desde o início de 2017, para recuperação de bens importantes para a comunidade. E, nesta semana, o Executivo concretizou mais uma ação, reafirmando esse compromisso, com a assinatura da ordem de serviços para a revitalização do Museu Municipal Francisco Manoel Franco, em solenidade na tarde de quinta-feira, 31 de janeiro.

O gerente de Cultura, Ilimane Lopes, o “Joe”, abriu a reunião, falando da satisfação em participar da apresentação do projeto. “Tenho orgulho de integrar esse governo, que é comprometido com as causas sociais. A iniciativa atenderá uma reivindicação antiga e promoverá mudanças significativas, não só na edificação, como também no entorno da Praça João Pessoa”, comentou.

As obras ficarão a cargo da Construtora Objetivo, vencedora de processo licitatório realizado pela Prefeitura. Presente, o diretor Yuri Moreira declarou que a empresa, de Itaúna, está preparada para realizar o trabalho com segurança e eficiência. O prazo para a entrega, previsto em contrato, é de cinco meses.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, abordou a importância do imóvel que abrigava a antiga Estação Ferroviária, datado de 1911, além de ressaltar a segurança e qualidade de vida que as intervenções garantirão aos moradores daquela região, representados na cerimônia pelo casal Mariângela Amaral e Nilo, além de Elizabeth Coutinho.

A pasta dirigida por Alessandra acompanhará os serviços, junto da Regulação Urbana, que tem à frente Paulo de Tarso. “Esse é um grande sonho da população e a nossa proposta é realizá-lo da melhor forma possível, com a integração de espaços e a criação de um local agradável para as famílias itaunenses, além, é óbvio, da proteção do acervo, o que é uma grande preocupação”, comentou o gestor.

O presidente da Câmara, Alexandre Campos, promoveu alguns encontros com a comunidade para discutir os problemas vivenciados nas imediações da Praça da Estação. Ele participou da solenidade de assinatura da ordem de serviços, junto do vice, Hudson Bernardes, e da colega de plenário Gláucia Santiago, que também estiveram envolvidos nos debates. “Buscamos, em conjunto solucionar essa questão. E o Executivo está empenhado, desde o começo. Mais uma etapa foi concluída e a Prefeitura pode contar com o apoio do Legislativo”, afirmou.

Antes de apresentar o projeto, o prefeito Neider Moreira destacou a necessidade de revitalizar e manter os espaços públicos em condições adequadas. “Temos que ocupar esses lugares com atividades, fomentar a cultura, o resgate da memória da cidade. Hoje estamos muito felizes, porque damos aqui um passo importante nesse sentido”, lembrou.

História viva

O Museu Francisco Manoel Franco faz parte do Centro Histórico de Itaúna e está interditado há mais de cinco anos, por causa da situação precária do imóvel, com riscos para os frequentadores e o acervo. O projeto que será executado pela Prefeitura conta com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural – Fumpac – verba específica para ações do setor e já garantida. As obras, orçadas em aproximadamente R$ 180 mil, contemplarão a reforma completa do prédio, com melhorias nos banheiros, telhado, restauração da rede elétrica e hidráulica, pintura e acessibilidade para portadores de deficiências e pessoas com mobilidade reduzida.

Além das peças que fazem parte da memória da cidade, com exposição permanente, haverá salas para exposições itinerantes e também uma cafeteria. A proposta da administração é integrar ao Museu Municipal a Praça da Estação, com a criação de um espaço adequado para apresentações artísticas e convivência da população.