31 JAN 2019
População do Morada Nova II ganha unidade de saúde com estrutura adequada aos pacientes e profissionais

Prefeitura de Itaúna reafirma compromisso com a humanização do atendimento, durante inauguração

A comunidade do Morada Nova II reuniu-se para receber uma importante benfeitoria, no fim da tarde desta quarta-feira, 30 de janeiro. Na data, foi reinaugurada a unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF – José Justino de Lima, que agora, alocada em novo imóvel pela Prefeitura de Itaúna, oferece melhores condições aos usuários da rede pública e profissionais que integram a equipe responsável pela assistência ao bairro.

O posto foi transferido para a rua Olivério Rabelo dos Santos, 44, o que proporcionou facilidade aos para acesso aos serviços prestados. A edificação escolhida, mais moderna e com estrutura adequada, ainda recebeu adaptações feitas pelo Executivo, por meio da Secretaria de Infraestrutura. A acessibilidade também foi contemplada e a ausência de escadas na casa, um fator importante para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

“Estamos muito felizes pela reinauguração de mais uma ESF. Estamos, desde 2017, em busca de melhorias e já conseguimos muitos avanços até agora. A humanização do atendimento é o nosso objetivo, o nosso foco. Só temos a agradecer pelo empenho de todos os que estiveram envolvidos nesta mudança e aos servidores que atuam aqui”, comentou o secretário de Saúde, manifestando o desejo de concretizar a instalação da unidade do Santa Edwiges, que fica próximo. Segundo o gestor o projeto está pronto e a Prefeitura busca agora os recursos financeiros para viabilizá-lo.

Representando a Câmara, o vice-presidente da Casa, Hudson Bernardes, falou sobre a importância das medidas adotadas pela administração municipal com o objetivo de garantir mais qualidade de vida à população itaunense. “Não faltam esforços para melhorar a cidade. O Legislativo apoia e está junto nessa luta”, frisou. Também participaram da cerimônia o secretário da mesa diretora, Lacimar Cezário, o “Três”, e Antônio José de Faria Júnior, o “Da Lua”.

Ao discursar, o prefeito Neider Moreira destacou o empenho do governo de Itaúna pela qualidade e ampliação dos serviços prestados à comunidade. O chefe do Executivo abordou as dificuldades enfrentadas pela falta dos repasses constitucionais pelo Estado, informando que os débitos oriundos retenção das cotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, entre outros tributos, além dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – já alcançam a cifra de R$ 30 milhões.

“Apesar de desafios gerados por essa crise, acreditamos que estamos no caminho certo, quando promovemos ações pelo bem da sociedade. Reafirmamos aqui, com a reinauguração dessa unidade de ESF, o nosso compromisso de trabalhar cada vez mais, visando condições melhores para os nossos munícipes”, falou Neider.

A ESF José Justino de Lima conta com quatro mil usuários cadastrados, com assistência a cerca de 1.250 famílias que vivem na região do Morada Nova II. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e auxiliar de limpeza. No posto também são feitos agendamentos para atendimentos de pediatra e fisioterapeuta. A viúva do homenageado, senhora Maria Rita Silva Lima, prestigiou a solenidade de reinauguração.