25 JAN 2019
Município inicia teste para modernização do sistema de semáforos em Itaúna

Diretoria de Trânsito e Transporte acompanhará projeto-piloto e avaliará benefícios durante dois meses; perspectiva é de redução de gastos e otimização do fluxo

Está em funcionamento, em caráter de teste, no cruzamento da rua Professor Francisco Santiago com a Capitão Vicente e a avenida Getúlio Vargas, na área central de Itaúna, um moderno sistema de controle semafórico. Os equipamentos foram instalados na manhã desta quinta-feira, 24 de janeiro, sob monitoramento da Diretoria Municipal de Trânsito e Transporte, que estudará por aproximadamente dois meses os efeitos e benefícios, principalmente em relação à fluidez do tráfego.

A nova tecnologia, implantada gratuitamente na cidade, como um projeto-piloto, é capaz de adaptar os tempos de verde, ciclos e defasagens dos semáforos, de acordo com o fluxo de veículos, em tempo real, através da geolocalização. Entre as principais vantagens apresentadas está a economia de recursos financeiros, uma vez que, para o funcionamento, não precisa de sensores físicos, como laços indutivos ou câmeras, evitando ainda problemas por necessidade de ajustes, danos e falhas na comunicação.

“É uma alternativa de baixo custo, que poderá propiciar para a população uma rede semafórica capaz de reduzir o tempo de percurso e paradas; diminuir o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes. O sistema viabiliza ainda o monitoramento e controle dos congestionamentos. Então, com o apoio do prefeito Neider Moreira e do secretário de Regulação Urbana, Paulo de Tarso, que não mediram esforços para garantirmos esse teste, avaliaremos durante cerca de 60 dias e se confirmados os ganhos, começaremos a adotar providências para trazer essa tecnologia definitivamente para a cidade”, comenta o diretor de Trânsito e Transporte, Audrey Juliano Ferreira Leite.