27 SET 2018
Saúde vistoria imóveis desocupados e construções abandonadas em mais uma ação de combate ao Aedes aegypti

Medida visa ampliar a eliminação dos focos em locais que são principais criadouros do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças

O trabalho de combate ao Aedes aegypti tem sido ininterrupto e bastante eficaz em Itaúna. A comprovação disso está na redução, a partir de 2017, do número de casos de Dengue, uma das doenças provocadas pelo mosquito, que transmite também Chikungunya, Zika vírus e a Febre Amarela, em área urbana. No entanto, apesar dos bons resultados, a luta contra o inseto não para. E, com a proximidade do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou ainda mais as ações.

O Setor de Zoonoses deu início, na última semana, a vistorias em imóveis desocupados e construções abandonadas. O trabalho é executado por Agentes de Combate a Endemias (ACEs), que, após notificação aos proprietários, visitam, junto com eles, as edificações para verificar a existência de focos do Aedes aegypti nesses locais, os principais criadouros. Se confirmada a presença de larvas, os servidores borrifam o inseticida.

O trabalho começou no dia 21 de setembro. Até esta quarta-feira, 26, haviam sido vistoriados 62 prédios. A perspectiva da equipe é de alcançar ainda cerca de 40 até 05 de outubro, data estabelecida para a conclusão e avaliação dessa primeira fase. “É mais um projeto executado com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito e garantir que Itaúna continue fora das estatísticas de surto das enfermidades provocadas por ele, que são graves e chegam a causar mortes”, comenta a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Dâmaso.

LIRAa

Entre os dias 06 e 10 de agosto, as equipes do Setor de Zoonoses vistoriaram 1.714 imóveis, comerciais e residenciais, localizados em todas as regiões da cidade, para o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti – LIRAa. A pesquisa apontou uma taxa de incidência de larvas de 0,7, considerada de baixo risco e inferior ao limite estabelecido pelo Ministério da Saúde, que é de 1. O estudo também direcionou mais uma Mutirão de Limpeza, realizado nos bairros onde foram detectados focos, com a coleta de mais de oito toneladas de materiais inservíveis.

O próximo LIRAa, o quarto de 2018, será entre os dias 22 e 26 de outubro. Nesse período, os agentes farão, novamente, varreduras nas casas e estabelecimentos comerciais, para identificar os possíveis criadouros. O resultado servirá, mais uma vez, para nortear as ações elaboradas com o objetivo de eliminar os focos.