25 SET 2018
Itaúna segue em lugar de destaque na geração de empregos no Centro-Oeste

Com a primeira posição na abertura de postos de trabalho, em julho, município mantém boa performance no ranking do mês de agosto

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged –, do Ministério do Trabalho, divulgados na sexta-feira, 21 de setembro, mostram que Itaúna continua em uma posição favorável em relação à geração de emprego e renda. O município fechou agosto com saldo positivo de 265 vagas, garantindo a segunda colocação do Centro-Oeste, atrás, apenas, de Nova Serrana, polo calçadista da região.

De acordo com os números do Caged, entre os segmentos de maior destaque, a construção civil foi o que mais absorveu trabalhadores, com 601 admissões. Em seguida, o setor de serviços, com 268. Já a indústria de transformação contratou 256 pessoas. A variação negativa ficou por conta do comércio, que admitiu 165, mas desligou 167 (-2).

A cidade ficou com o primeiro lugar do Centro-Oeste, em julho, na abertura de postos com carteira assinada. O saldo total de Itaúna foi de 237 contratações, contra 128, em Lagoa da Prata, e 116, em Formiga, respectivamente, a primeira e segunda da região, no período. Divinópolis, que é o maior município do Centro-Oeste, com mais de 235 mil habitantes, conforme a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, ficou em sétima posição, com 61.

Saldo positivo em 2018

Os indicadores apurados por meio do Caged apontam ainda que Itaúna vem mantendo o saldo positivo na abertura de postos de trabalho, desde o início de 2018. Nos oito meses deste ano, foram contabilizadas 7.499 admissões e 6.740 desligamentos, o que significa dizer que o mercado local criou 759 vagas no período.

Investimentos eoportunidades

Os resultados obtidos por Itaúna na geração de emprego e renda, comprovados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged – evidenciam os investimentos feitos na cidade e o trabalho desenvolvido pela atual administração nesse sentido. Desde o início de 2017, o Executivo faz articulações importantes, no sentido de fomentar a economia. Entre as medidas adotadas e que têm contribuído para os resultados positivos, está a reativação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O setor tem o papel essencial de incentivar a chegada de novas empresas, além da implementação de processos que facilitem o empreendedorismo.

Agência do Sine

A agência do Sistema Nacional de Emprego – Sine - é responsável por auxiliar trabalhador e empregador no encaminhamento para o preenchimento de postos. A unidade também é responsável por emissão de Carteira de Trabalho, intermediação de mão de obra e auxílio para requerimento do Seguro Desemprego. Além disso, são oferecidos cursos e feita a captação de vagas por meio de programa de busca ativa.

O horário de atendimento do Sine é das 07h às 16h, sem interrupção na hora do almoço. O endereço é rua Péricles Gomide, 166, Centro. Mais informações pelo telefone 3241.3366.