03 AGO 2018
Prefeitura de Itaúna intensifica ações para identificar e combater o vetor da Febre Maculosa

Trabalho inclui reforço das orientações à população e sinalização dos locais com possíveis focos do carrapato-estrela

A Prefeitura de Itaúna, por meio das secretarias de Saúde e de Regulação Urbana, reforçou, nesta semana, o combate às infestações do carrapato-estrela. O trabalho de prevenção foi dividido em três ações paralelas. Na primeira delas, a Secretaria de Infraestrutura, com apoio da Gerência de Meio Ambiente, intensificou a limpeza e pulverização de carrapaticida em áreas de incidência do artrópode.

A ação já é executada ao redor do Ginásio Poliesportivo Hélio do Carmo Maciel, no bairro Itaunense. Em breve será levada ao entorno da lagoa que fica no fim da avenida Jove Soares, próximo ao Pio XII, onde há grande número de capivaras, animal que é o principal hospedeiro do vetor da Febre Maculosa.

Também faz parte do cronograma uma campanha educativa, a partir da afixação de cartazes em pontos estratégicos e distribuição de panfletos para orientar a população e divulgação de informações na mídia. Outra medida, é a sinalização dos locais onde possivelmente existem focos, como praças e parques ecológicos.

As equipes da Atenção Primária, que atuam nas unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF -, assim como funcionários do Hospital Manoel Gonçalves, receberam as diretrizes, a partir de uma nota técnica, com as diretrizes para o atendimento aos pacientes que tenham sido picados e manejo daqueles com suspeita da doença. Os agentes comunitários também levarão as recomendações aos domicílios durante as visitas de rotina.

A identificação do carrapato-estrela está entre as estratégias. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Izabel Faria Dâmaso, fiscais da Superintendência Regional estiveram na cidade para coletar amostras, enviadas à Fundação Ezequiel Dias – Funed. O Município ainda não recebeu o resultado dos testes.

Prevenção

A prevenção é a única maneira de evitar a contaminação pela Febre Maculosa. Por isso, é importante redobrar os cuidados e evitar áreas de pastagem e matas. Quem frequenta esses lugares deve usar roupas claras, de preferência calças, blusas de mangas compridas e sapatos fechados. Também é recomendado o uso de repelente com icaridina. Em caso de contato com carrapatos e aparecimento de sintomas como dor de cabeça e no corpo, mal-estar e febre, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, para as providências cabíveis.

Casos

O tempo seco favorece a proliferação do carrapato-estrela, vetor da Febre Maculosa, doença grave que pode levar à morte. Em junho, o Município registrou três casos prováveis. Os laudos foram liberados somente agora, no fim de julho, e confirmaram que três pessoas, uma jovem de 20 anos, e dois homens, de 54 e 60 anos, estavam contaminados e foram a óbito. A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta e acompanha de perto todos os pacientes com suspeita da enfermidade, além de reforçar, desde o início do período de estiagem, as ações para identificar e combater os focos.