20 JUL 2018
Profissionais da Saúde são capacitados para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

Período de imunização terá início em 06 de agosto e segue até o dia 31, com oportunidade de atualização da caderneta, para crianças, jovens e adultos

Na última terça-feira (17) enfermeiros e técnicos de enfermagem que integram as equipes da Atenção Primária em Itaúna, com atuação junto às diversas comunidades, participaram de capacitação no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. O treinamento teve o objetivo de preparar os profissionais para a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que será realizada entre 6 e 31 de agosto, em todos os postos.

O público-alvo da mobilização são as crianças com idade entre um e cinco anos incompletos. Além disso, no foco da iniciativa está também a atualização das cadernetas. O “Dia D” está marcado para o sábado, 18, das 8h às 16 horas. Uma das recomendações é para que meninos e meninas sejam levados às unidades, independentemente da situação vacinal, para que seja averiguado o cartão.

Calendário de rotina

* Sarampo

- Duas doses para pessoas até 29 anos;

- Uma dose para pessoas entre 30 a 49 anos;

- Duas doses para profissionais da área da Saúde, independente de idade.

* Pessoas acima de cinco anos, que estiverem com esquema vacinal completo, independentemente da idade em que foram vacinadas, não precisam receber doses adicionais.

Restrições

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, não devem receber a vacina pessoas com suspeita de contaminação pelo sarampo, gestantes e imunocomprometidos.