28 JUN 2018
Prefeitura de Itaúna destina R$ 70 mil para a realização do Reinado

Subvenção aprovada pela Câmara esta semana contribui com a preservação da memória da cidade

A administração municipal já viabilizou o repasse para a realização da Festa de Nossa Senhora do Rosário, o tradicional Reinado, em agosto. Projeto de lei de autoria do Executivo, com a finalidade de liberar subvenção para as comemorações em homenagem à padroeira dos negros recebeu aval dos vereadores na terça-feira, 26 de junho. O montante é de R$ 70 mil.

O Reinado é tombado como patrimônio imaterial do Município desde 2015. Na justificativa da matéria encaminhada ao Legislativo, o prefeito Neider Moreira ressaltou a riqueza das celebrações, especialmente em relação às canções, ritmos e danças. “As verbas do poder público evidenciam a importância da festividade, que é enraizada no nosso cotidiano, de forma a preservar os valores históricos de geração em geração”, defendeu o gestor.

O texto aprovado pela Câmara estabelece condições, prazo, critérios para aplicação e prestação de contas em relação aos recursos destinados à Associação Sete Guardas de Nossa Senhora do Rosário, para distribuição entre as 13 agremiações participantes. O repasse da Prefeitura é essencial para a manutenção da tradição, uma vez que favorece a compra de materiais, instrumentos, roupas e até alimentos, que garantem a fartura do dia 15 de agosto, data em que milhares de pessoas se reúnem no Alto do Rosário para as homenagens à Santa.