26 JUN 2018
Itaúna ultrapassa meta nacional de imunização contra a gripe

Município atinge mais de 20 mil pessoas, o correspondente a 90,51% do público-alvo; doses continuam liberadas para integrantes dos grupos prioritários e agora, também, crianças de cinco a nove anos e adultos a partir dos 50

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terminou na sexta-feira, 22 de junho, depois de ser prorrogada duas vezes, devido ao desabastecimento causado pela paralisação dos caminhoneiros. Apesar dos reflexos da greve, em todo o país, Itaúna conseguiu alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, encerrando o período de mobilização com 90,51% do público-alvo imunizado. O desempenho está em consonância com as ações executadas pelo atual governo, desde 2017, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal na cidade. Muitas cidades da região Centro-Oeste não conseguiram atingir o índice preconizado, de 90%.

No município, foram vacinadas 20.049 pessoas, incluindo os portadores de comorbidades e os integrantes dos grupos prioritários, que são os trabalhadores da saúde (87,41%); gestantes (81,84%); puérperas, as mulheres com até 45 dias do parto (95,93%) e idosos (101,72%). Em relação às crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, o número de doses aplicadas, 3.300, ainda correspondia a 72,96% da população nessa faixa etária (4.523), na última atualização dos dados, nesta segunda-feira, 25. Portanto, a situação requer atenção dos pais ou responsáveis por esses menores, uma vez que a imunização é a melhor forma de prevenção às doenças provocadas pelo vírus Influenza.

Ampliação do público

O governo federal liberou a vacina para crianças entre cinco e nove anos e adultos a partir dos 50. A medida começou a vigorar nesta segunda-feira, 25, nas unidades de saúde que ainda contam com as doses em estoque. Os integrantes dos grupos prioritários que ainda não receberam a imunização também podem comparecer ao posto mais próximo de casa. A restrição é para quem tem alergia a ovo. Mais informações no Setor de Epidemiologia, pelo telefone 3241.4999.