27 MAR 2018
Prefeitura reforça valorização à vida e prevenção ao suicídio

Pela primeira vez, Saúde Mental estrutura rede de acolhimento para fortalecer ações intersetoriais no Município

O ano de 2017 foi de planejamento e avanços na rede municipal de Saúde Mental. Nunca e em tão pouco tempo as estratégias para acolhimento de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS II, CAPS AD e do Centro de Convivência, foram revistas e aperfeiçoadas. O trabalho, iniciado há pouco mais de um ano, atende as especificações técnicas da Organização Mundial da Saúde – OMS, em consonância com o protocolo do Ministério da Saúde, e está recebendo apoio de professores e doutores, além de lideranças sociais. O resultado desse entrosamento em prol de uma política pública abrangente para o setor é a criação do Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio.

O projeto foi lançado em fevereiro, pela Secretaria Municipal de Saúde. No primeiro mês, o encontro reuniu profissionais e técnicos da Saúde Mental para buscar respostas que já estruturam as estratégias de abordagem e tratamento em rede. “Esses indicadores são essenciais para a continuidade do trabalho que, já na segunda fase, envolve a participação de mais segmentos da sociedade”, explicou Cristiane Santos Nogueira, diretora da Saúde Mental de Itaúna.

Com o objetivo de ampliar as ações e reforçar o acolhimento, a sensibilização foi realizada envolvendo os profissionais da rede de atenção básica, entre eles agentes de saúde e enfermeiros, e equipes do Pronto Socorro e do Hospital Manoel Gonçalves. A capacitação para as equipes da Saúde Mental também está sendo realizada de maneira contínua. “Toda essa mobilização está permitindo ao Município de Itaúna estruturar o Plano de Crise, com ações para abordagem e manejo do tema. Para isso, a Secretaria de Saúde conseguiu a supervisão técnica, sem custos para a Prefeitura, da professora e doutora da Universidade Federal de São João Del Rey, Nadja Botti”, adiantou Cristiane Santos Souza Nogueira.

O plano de ações já contém o norte das abordagens e as principais metas que já estão elencadas para serem desenvolvidas ao longo desse ano. “Um cuidado que a rede de Saúde Mental tem, ao reconhecer a importância e a complexidade desse tema, é não fazer nenhum tipo de abordagem que seja emergencista ou que gere alarde. Precisamos sim, falar sobre o suicídio. Precisamos sim, valorizar a vida. Mas, existem formas adequadas de se abordar a questão. Enquanto profissionais, temos tentado ser bastante cautelosos, trabalhando o tema primeiramente no ambiente interno, com as equipes e seus profissionais, antes de divulgar qualquer dado ou qualquer ação. Isso é essencial para preservar as pessoas que estão enfrentando ou vivenciando esse problema”, completou a profissional.

Participação construtiva da sociedade

A sociedade pode e deve contribuir para a ampliação das estratégias da Saúde Mental. “Nós temos convidado lideranças comunitárias e religiosas, além do Poder Legislativo, para onde já enviamos um convite por escrito, porque a rede de Saúde Mental entende que é muito importante a participação de todos os setores”, afirmou. “Ainda que o suicídio seja uma questão da saúde pública, a Organização Mundial de Saúde enfatiza que esse não é um problema que vai ser enfrentado somente pela Saúde ou pelos CAPS. Precisamos do apoio de vários segmentos até para construir, em conjunto, a melhor forma de abordagem, para onde encaminhar os pacientes, o que dizer, o que não dizer e como falar de dados”, resumiu Cristiane.

Serviços

A Prefeitura de Itaúna reestruturou os equipamentos da Saúde Mental e, nos primeiros meses de 2017, entregou a nova unidade do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD e o Centro de Convivência Dr. Peri Tupinambás, na avenida Jove Soares, em um espaço mais amplo e de mais fácil acesso aos usuários, com atendimento às principais linhas do transporte coletivo e em região central.

As pessoas com sofrimento mental podem buscar ajuda em qualquer unidade de saúde, no Pronto Atendimento do Hospital Manoel Gonçalves e nos dois CAPS tanto no Centro quanto no bairro Chácara do Quitão.

Centro de Atenção Psicossocial II – CAPS II – Rua Margarida, nº 369, Bairro São Geraldo. Telefone para contato: (37) 3243-6328.

Centro de Convivência Peri Tupinambás – Av. Jove Soares, nº 1056, Centro. Telefone para contato: (37) 3243-7967.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD – Av. Jove Soares, nº 213. Bairro Graças. Telefone para contato: (37) 3242-4342.