19 DEZ 2017
Itaúna terá Ambulatório de Estomaterapia mais amplo e confortável

Novas salas serão abertas aos pacientes na quinta-feira, 21 de dezembro

A partir da próxima quinta-feira, 21 de dezembro, o Ambulatório de Estomaterapia da Policlínica Doutor Ovídio passa a funcionar em novas instalações. A unidade ganhou espaço mais amplo e confortável para garantir atendimento mais humanizado aos pacientes ostomizados. A equipe presta assistência àqueles que precisam usar bolsas coletoras, após cirurgias para retirada de parte de órgãos, como bexiga ou intestino, e também às pessoas que desenvolvem feridas com necessidade de cuidados especiais, decorrentes principalmente de doenças vasculares e diabetes.

O novo Ambulatório de Estomaterapia vai funcionar na área antes utilizada para as consultas e exames nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, transferidos para o Espaço da Mulher, entregue à comunidade em outubro. Com a mudança, o serviço contará com duas salas amplas e arejadas para a realização dos procedimentos, além de uma terceira para apoio aos profissionais e usuários, banheiro próprio, almoxarifado e recepção. A solenidade de inauguração está marcada para as 10 horas.

A equipe de profissionais mantida pela Prefeitura é multidisciplinar, composta por psicóloga, nutricionista, assistente social, auxiliar de enfermagem e duas enfermeiras estomaterapeutas. Uma delas, Cristiane Rabelo Lisboa, é a referência técnica do Ambulatório de Estomaterapia da Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado.

“Essa melhoria era uma reivindicação antiga, feita há anos. O atual secretário de Saúde, com a sensibilidade e os conhecimentos da Medicina, entendeu a importância e necessidade do tratamento oferecido e disponibilizou o espaço, que recebeu as adequações para mais conforto e segurança dos pacientes. Hoje, temos um grande número de pessoas, ostomizadas ou com feridas complicadas, de Itaúna e da microrregião, atendidas aqui”, comenta Cristiane Rabelo Lisboa.

O gestor da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, também destaca o avanço que será obtido com a transferência dos atendimentos para o novo espaço. “É um ambiente mais adequado, com as condições ideais para a atenção a esses usuários da rede pública. O novo Ambulatório de Estomaterapia é mais um projeto concluído para melhorias dos serviços prestados à população itaunense”, ressalta.