18 SET 2017
Circuito Mineiro de Vôlei de Praia reúne gigantes da modalidade em Itaúna

Praça de Esportes de Santanense recebe atletas de nove cidades; competição continua nas categorias de base

Disputado pela primeira vez em Itaúna, o Circuito Mineiro de Vôlei de Praia reuniu dezenas de fãs e um bom público na Praça de Esportes do Santanense Tênis Clube, no último final de semana. Com 17 duplas inscritas, nas categorias adulto masculina e feminina, o evento organizado pela Federação Mineira de Vôlei – FMV, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, contou como etapa oficial para pontuação no ranking estadual.

Os campeões das duas modalidades foram conhecidos no domingo, 17. Entre os homens, Bruno Fialho e João Vitor levaram a melhor sobre os adversários e conterrâneos Giuliano Sucupira e Matheus Brito, de Betim. Bruno é atleta profissional e está envolvido com o calendário esportivo da cidade. Ele disputou e foi vice-campeão da Copa Itaúna de Vôlei de Praia, o Open, apoiado pela Secretaria Municipal de Esportes, no bairro Padre Eustáquio, em abril e maio deste ano.

Com mais de 1,90m, Fialho é um gigante do esporte. “Para a gente que participa do Circuito Nacional, esse torneios regionais são de suma importância. São eles que nos ajudam a desenvolver ritmo do jogo e Itaúna sempre é um local que abre as portas para os atletas do Estado. Importante também é integração e interação entre os jogadores. Aproveito a oportunidade para agradecer a Prefeitura que organiza esse evento e também para destacar o quanto ele é importante para o crescimento profissional dos competidores”, afirmou Fialho.

A dupla itaunense Ronilson Teixeira e Glaucimar Souza representou o Município e terminou em 5º lugar. Entre as mulheres, vitória de Izabela Hadad e Maria Luíza, que superaram Nayara e Stela (2º) e Luciane e Alessandra (3º).

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Gustavo Dornas Barbosa, as novas parcerias são fundamentais para a valorização do calendário esportivo. “Conseguir inserir Itaúna no mapa mineiro do vôlei de praia nasce de uma parceria entre a Prefeitura, a praça de esportes de Santanense e a Federação Mineira de Vôlei, que disponibilizou arbitragem especializada para os jogos. Como secretário, fico feliz em poder criar essas ferramentas de fomento ao esporte, que garantem a participação de toda a sociedade e servem ainda para apresentar as melhorias que estão sendo feitas nos espaços destinados à prática das atividades em toda a cidade”, explicou Gustavo.

O prefeito Neider Moreira que acompanhou as disputas destacou a importância do Circuito. “É fundamental e necessário a Prefeitura poder promover eventos dessa natureza, porque isso é um incentivo para que os atletas locais façam o intercâmbio com jogadores de outras cidades e, evidentemente, aumentem o nível de competição. Para o Município é uma grande satisfação receber talentos do vôlei estadual em especial, nesse momento, em que concluímos com a Associação que administra a Praça de Esporte a reforma da estrutura”, ressaltou.

Neider reforçou ainda as oportunidades criadas através do apoio a este tipo de evento. “Oportuniza uma nova situação que estamos estruturando para o esporte em Itaúna e permite dar continuidade ao trabalho que estamos construindo. Em Itaúna não há apenas futebol. Queremos criar as condições para que outros atletas se destaquem. Nesse sentido, temos profissionais se despontando no vôlei, tênis, taekwondo e outras modalidades, como o caso do itaunense André Saliba, que integra a Seleção Brasileira de vôlei na categoria sub-19. Essa oportunidade é extremamente importante e esse é o apoio que faltava”, completou o prefeito.

A etapa Itaúna do Circuito Mineiro de Vôlei de Praia reuniu na cidade, além de atletas locais, duplas de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Igarapé, Itabira, Pará de Minas, Barbacena, Montes Claro e Teófilo Otoni. Estiveram presentes e acompanharam os jogos, os secretários municipais de Administração, de Regulação Urbana e de Educação e Cultura, Dalton Leandro Nogueira, Paulo de Tarso e Alessandra Nogueira Santos Araújo, além do procurador-geral do Município, Jardel Carlos Araújo. O vereador Anselmo Fabiano também prestigiou a competição.

Mais jogos nos dias 23 e 24 de setembro

As etapas infantil e juvenil do Circuito serão disputadas no próximo final de semana. Nos dias 23 e 24, a Praça de Esportes de Santanense recebe os atletas nas modalidades Sub-15, em formato de festival 4x4; sub-17 e sub-19. A Secretaria Municipal de Esportes confirmou a inscrição de 17 equipes, nove da categoria masculina e oito da feminina. Ao todo serão 48 atletas divididos em 24 duplas.

18/09/2017
Circuito Mineiro de Vôlei de Praia reúne gigantes da modalidade em Itaúna