29 AGO 2017
Zoonoses imuniza mais de 19,1 mil animais contra a raiva em Itaúna

Quantidade de cães e gatos vacinados já é maior que em 2016 e campanha continua

Sábado, 26 de agosto, foi o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica. Em Itaúna, todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, da área urbana, funcionaram das 08h às 17h para a imunização de cães e gatos. Outros quatro pontos de apoio, nos bairros Aeroporto, Santa Edwiges, Veredas e Leonane, reforçaram as estratégias da administração e consolidaram um resultado positivo. Até o momento 19.163 animais estão protegidos contra a raiva; 13.610 da área urbana e outros 5.553 da zona rural.

A mobilização, com início em 07 de agosto, foi dividida em duas etapas e segue até o término das doses destinadas ao Município, aproximadamente 1.500, incluindo as sobras do Dia D e outra parte que pode ser solicitada à Gerência Regional de Saúde – GRS, em Divinópolis, caso haja procura. Os cães e gatos que não receberam a imunização ainda podem ser levados ao setor de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h. Outra opção para os donos dos animais é de buscar o agente de saúde para a aplicação da dose em casa, com o compromisso de deixá-lo de volta na Policlínica. Nesse caso, o serviço é oferecido das 07h às 15 horas.

Em 2016 foram imunizados 18.722 cães e gatos. A meta estabelecida pelo setor de Zoonoses é alcançar 10% do número de animais vacinado no ano anterior. O balanço apresentado pelo departamento aponta que faltam cerca de 600 bichinhos para que índice seja ultrapassado.

Prevenção essencial

A vacina protege contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A enfermidade pode afetar o sistema nervoso central e evoluir para óbito. Devem ser imunizados animais com mais de três meses e não há contraindicações. Mas, existem ressalvas em relação ao comportamento da fêmea prenhe, que pode dificultar a aplicação. A recomendação, para evitar riscos, que incluem até a perda dos filhotes, é para que os donos aguardem passar a gestação. Mais informações pelo telefone 3241.4999 (ramal 226) ou 3242.9606.