29 AGO 2017
Semana da Pátria exalta educação cívica e amor por Itaúna

Prefeitura terá atividades a partir de segunda-feira, 04; encerramento será com tradicional desfile

Promover a educação cívica entre os alunos e reforçar valores de cidadania estão entre os objetivos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura que realiza, a partir de segunda-feira, 04 de setembro, a Semana da Pátria. Em quatro dias, haverá hasteamento de bandeira na Praça da Matriz, Câmara e no Horto Municipal, sempre às 08 horas. O encerramento será com um desfile, no dia 07, na avenida Jove Soares.

Com o tema “Itaúna comuna brilhante em um novo tempo” as atividades vão envolver estudantes de todas as escolas municipais e mais de 30 instituições. “A nossa pátria é também nossa cidade. É nesse sentido que a comissão organizadora do 07 de setembro planejou as ações, com foco no resgate do amor do itaunense pelo Município, valorizando as potencialidades, a força desse povo, os aspectos naturais, históricos e religiosos presentes em nosso hino e que vão ficar ainda mais próximos dos estudantes e público presente”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

Desfile na avenida Jove Soares

Tradicional em Itaúna, o desfile cívico de 07 de setembro terá início às 08 horas com estrutura planejada pela Prefeitura para garantir mais conforto e segurança. A área destinada a apresentação dos estudantes e instituições será entre as ruas Mardoqueu Gonçalves, passando pela área externa do Espaço Cultural, onde estará o palco com as autoridades, e a rua Bonfim, local de dispersão.

Cavalos com bandeiras abrirão a parada, seguidos pelas viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, pelo Tiro de Guerra 04-009, com a fanfarra, pelos alunos do da creche Recanto Feliz, do Núcleo de Educação Infantil Custódio Emídio, do Centro Municipal de Educação Infantil Lúcia Lima de Carvalho e do NEI Santo Agostinho. Na sequência, alunos da Escola Municipal Dona Dorica, do NEI Nossa Senhora de Fátima, do pré-escolar da Escola Estadual Ana Cintra e da Escola Municipal Neusa Roza Tupinambás, do NEI Santo Antônio e do NEI São Francisco.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae – estará presente, assim como os estabelecimentos de ensino da zona rural: Escola Municipal Modestino Francisco Rabelo (Vista Alegre), E.M. João Luís de Sousa (Barragem), E.M. João Nogueira Penido (Campos), E.M. José Antunes Ribeiro (Córrego do Soldado), E.M. Eduardo Gomes (Brejo Alegre), E.M. Dolores Nogueira Penido (Pedras), E.M. Ismael de Souza Arruda (Carneiros), E.M. Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira, E.M. Artur Contagem Vilaça, E.M. Souza Moreira, E.M. Dona Cota, E.M. Dona Maria Augusta de Faria, E.M. Dr. Lincoln Nogueira Machado, e E.M. Augusto Gonçalves.

O ato cívico contará ainda com o NAC Curumim, o grupo de escoteiros, equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Escola Municipal Celuta das Neves, Centro de Estudos Supletivos – CESU, Núcleo de Assistência Integral à Criança – Naic, e do projeto Aquarela. Também passarão pela avenida as misses; os alunos das oficinas do programa Escola Aberta para Todos, do projeto Meu Bairro é Mais, e do curso de artes cênicas do Espaço Cultural; das escolas estaduais de Itaúna e Manoel da Costa Rezende; os integrantes do Pedal Solidário, do Itaúna Runners, e do Clube do Fusca. O encerramento será com motociclistas e cavaleiros.