29 AGO 2017
CRAS 2 começa a atender região do Morada Nova no próximo sábado

Assistência Social quer estender acolhimento a mais 500 famílias a partir da inauguração do equipamento

Itaúna terá mais um Centro de Referência de Assistência Social, batizado de CRAS Prefeito Francisco Ramalho, a segunda unidade do serviço vai contemplar os moradores da região do bairro Morada Nova. A cerimônia de abertura será realizada no próximo sábado, 02 de setembro, a partir das 10 horas, com as presenças do prefeito Neider Moreira, do secretário de Assistência Social, Élvio Marques, e gestores das demais pastas da administração municipal. Também está confirmada a participação do deputado federal Jaime Martins.

A concretização da segunda unidade do CRAS significa ampliação do atendimento para aproximadamente mais 500 famílias, conforme estimativa apresentada pelo Governo de Itaúna. Os recursos para a instalação foram assegurados a partir de aprovação pela Câmara, a pedido do Executivo, de um crédito especial de R$ 225 mil, destinados à manutenção das atividades. O montante, alocado na dotação orçamentária da Secretaria de Assistência Social, garantiu também os procedimentos para montagem de toda a estrutura. “Esse novo espaço está pautado na necessidade de aumentar as estratégias de acolhimento e garantir o acesso a elas, com melhorias para a qualidade de vida dos itaunenses”, comenta o gestor, Élvio Marques.

O secretário explica que o CRAS atua no âmbito da proteção social básica, para resguardar os direitos, prevenir situações de riscos, fortalecer e promover os vínculos familiares e comunitários. A princípio serão oferecidas oficinas de hip-hop, marchetaria, percussão, dança e desenho, além do suporte de psicólogo e assistente social e encaminhamentos aos programas sociais. A abertura de mais uma unidade está em conformidade com a orientação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, que recomenda dois equipamentos para cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, caso de Itaúna, que, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – tem hoje cerca de 93 mil.

“A abertura do CRAS Prefeito Francisco Ramalho é com certeza mais uma grande conquista. E poderemos ainda, a partir do momento em que começar o funcionamento, pleitear subvenções do Estado e União, que auxiliarão na manutenção, viabilizando também que sejam ofertados mais serviços”, comemora Élvio Marques. O CRAS 2 vai funcionar na rua Sebastião José de Almeida, 299, no bairro Morada Nova.

Vila Tavares

A proposta de ampliar a abrangência do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – começou com a transferência da sede da primeira unidade, localizada na Vila Tavares, para uma sede ampla na rua Izaurino do Vale, 234. A mudança foi feita com o objetivo de garantir um espaço mais adequado para a prática das atividades, o que permitiu o aumento do número de oficinas, além de melhorias significativas no atendimento. No CRAS 1 já é feito o acolhimento a mais de 480 famílias, inscritas no CadÚnico, cadastro para programas sociais, como o Bolsa Família.