13 JUL 2020
Vídeos produzidos pela UFSJ ajuda profissionais de saúde e população no combate à Covid-19
Material produzido pelos alunos do curso de Enfermagem orienta quanto às medidas de prevenção e controle da doença

Alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) – Campus Dona Lindu / Divinópolis produziram uma série de vídeos para orientar profissionais de saúde e população quanto à medidas de prevenção ao novo Coronavírus. O material foi cedido à comunidade do entorno e entes públicos da região e estarão disponíveis a partir de agora também nas mídias oficiais da Prefeitura de Itaúna. Todo o trabalho segue as recomendações do Manual elaborado pelo Ministério da Saúde acerca do enfrentamento à pandemia. As temáticas são expostas de forma fácil, lúdica e confiável, servindo principalmente de orientação para que os Agentes Comunitários de Saúde consigam acessar antes e durante as visitas domiciliares e também em condições à distância que se fizerem necessárias.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira, “esta estratégia educacional é uma forma de colaboração ao trabalho do ACS para o enfrentamento da pandemia COVID-19 e, consequentemente, orientar a população da área de abrangência quanto às medidas de prevenção e controle da doença. Os vídeos foram elaborados considerando principalmente a necessidade do isolamento social e estão adaptados para compartilhamento em whatsapp, instagram e outras plataformas de mídias sociais. Agradecemos muito à UFSJ, que enquanto universidade pública, colabora com a ciência brasileira, com o cuidado à comunidade e serviços de saúde. Parabéns aos professores, alunos e profissionais da instituição envolvidos neste importante projeto”, explica.

O trabalho foi idealizado e coordenado pela Professora Valéria Conceição de Oliveira e teve a colaboração dos Professores Eliete Albano Guimarães, Daniel Nogueira Cortez e Elen Soraia de Menezes Cabral, do Curso de Enfermagem. Participaram também da proposta o Professor Darlinton Carvalho do curso de Ciência da Computação e a Professora Raruza Keara Teixeira Gonçalves do Departamento de Comunicação Social – Jornalismo, com orientações técnicas, além do apoio da Pró-Reitoria de Extensão da referida universidade.