10 ABR 2019
Tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe

Mobilização vai de 10 de abril a 31 de maio na área urbana e zona rural terá cronograma especial

Teve início hoje, quarta-feira, 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A mobilização segue até 31 de maio, em todas as unidades de saúde da área urbana, que terão Dia D de imunização ao vírus Influenza, causador da doença, em 04 de maio das 08 h às 16 horas. Para a zona rural o cronograma tem início na quinta-feira, 11 de abril, e vai até quarta-feira, 22 de maio, garantindo o acesso dos moradores dos povoados e distritos às doses.

A meta do Município é de alcançar o índice de cobertura vacinal de 90% do público-alvo, composto por crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais (apresentando documentos que comprove a idade); adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional além de professores das escolas públicas e privadas; grupo de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril. A influenza é uma doença comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

“Nós precisamos entender que a vacina é um direito das crianças e um dever dos seus responsáveis, que somos todos nós, pais, mães, avós, tias, professores e profissionais de saúde. Não podemos deixar de perguntar se uma criança está com o Calendário de Vacinação em dia. Esperamos conseguir combater com eficacia a transmissão desse vírus”, finaliza o secretário municipal de saúde, Fernando Meira de Faria.