04 ABR 2019
Nova sede do CREAS será inaugurada em breve

Integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o CREAS tem como objetivo garantir a proteção social aos cidadãos

Uma das grandes conquistas da atual administração, foi a iniciativa da construção da nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A sede própria vai oferecer mais conforto e discrição aos usuários, além de mais qualidade aos técnicos que lá trabalham.

“O Creas é o nosso “pronto socorro” social. São técnicos como psicólogos, assistentes sociais , advogados e estagiários a disposição da população para não só atendê-los, mas também acompanhá-los. A administração não mediu esforços para essa grande conquista”, afirma o secretário municipal de assistência social, Élvio Marques da Silva.

O investimento total é de R$ R$350.000,00 com recursos do município e emenda parlamentar do Deputado Federal Eduardo Barbosa. Previsão para conclusão da obra é de 90 dias.

O serviço

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da política de Assistência Social que atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

Os serviços oferecidos pela unidade são: Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), medidas socioeducativas em meio aberto, serviço especializado de abordagem social e atendimento ao Migrante.

O CREAS atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

O Ingresso ao CREAS pode ocorrer por meio de demanda espontânea de famílias e indivíduos que busquem o serviço, encaminhamento dos diversos equipamentos da rede municipal, como saúde, educação, dentre outros, encaminhamento judicial, como por exemplo: Fórum (TJMG), Ministério Público, Conselho Tutelar e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social.

Localizado na Avenida Getúlio Vargas, 861, Centro, o CREAS atende toda área urbana e rural do município, por meio de convocações para comparecimento ao serviço, visitas domiciliares ou abordagens de rua. Informações (37)3242-8388 / (37)3241-3461.