29 JUN 2018
Solenidade marca entrega da guarita da Capela Nosso Senhor do Bonfim

Equipamento construído pela Prefeitura de Itaúna amplia segurança do patrimônio e dos frequentadores do local

A importância do patrimônio histórico de Itaúna deu o tom dos discursos na solenidade de inauguração da guarita da Capela Nosso Senhor do Bonfim, no fim da tarde desta quinta-feira, 28 de junho. Construído pela Prefeitura, o novo equipamento vai garantir a proteção de um dos principais símbolos da cidade, que agora conta com vigilância 24 horas, disponibilizada pelo município.

O prefeito Neider Moreira lembrou a emoção que sentiu durante a Missa em Ação de Graças, pela reinauguração da igrejinha, ainda no início do ano passado. “Esse é um local que fez parte de minha infância, assim como de uma grande parte dos itaunenses. A construção da guarita foi uma obra singela, mas de extrema importância para a segurança patrimonial e dá uma condição diferenciada, de proteção e conforto às pessoas que aqui subirem, como é costume, nos momentos de lazer ou para os ritos religiosos. Foi um compromisso firmado pela atual administração e estamos muito felizes em cumpri-lo”, ressaltou.

O secretário de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira, destacou a satisfação de entregar a obra, que, além de contribuir para a preservação da memória de Itaúna, vai aumentar a segurança dos frequentadores. O gestor também agradeceu o apoio do Executivo ao empreendimento. A pasta foi responsável pela elaboração e condução do projeto, executado pela Secretaria de Infraestrutura.

O promotor de Justiça Daniel Batista Mendes salientou a beleza do Alto do Bonfim e da igrejinha, que, reduzida a escombros e cinzas, após um incêndio em 2014, foi reconstruída numa parceria e entre o Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental – Arpa, e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, responsável pela propriedade. Uma cerimônia em 26 de março de 2017 marcou a reabertura da capela à comunidade. “Esperamos que a sociedade sempre valorize e faça bom uso desse lugar, que é privilegiado e faz parte da história da cidade”, comentou o titular da 3ª Promotoria de Justiça, que abrange a Curadoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio.

Depois de algumas palavras de exaltação à união de esforços que resultou na reconstrução da capela e na instalação de dispositivos que vão proteger a estrutura e o Alto do Bonfim, o padre Breno Antônio dos Santos, da paróquia Nossa Senhora de Fátima, deu a benção. Em seguida, o público e as autoridades presentes assistiram ao descerramento da placa inaugural.

Também prestigiaram a solenidade secretários municipais, o vereador Hudson Bernardes, como representante do Legislativo, o sargento José Abadia, da Polícia Militar de Meio Ambiente, e o tenente José Aulos, que representou o comandante da 51ª Companhia de Polícia Militar de Itaúna, major Alexandre Oliveira.

Revitalização

As obras da guarita foram iniciadas pelo atual governo em 2017, contemplando também o entorno da igrejinha, reconstruída anteriormente, devido a um incêndio que a reduziu a escombros e cinzas, ainda em 2014. A execução do projeto aumenta a segurança do patrimônio histórico que passa a contar com vigilância 24 horas. A área construída é de 12 metros quadrados e ampliará a fiscalização.

A construção de uma portaria para controle de acesso àquela área foi uma das prioridades elencadas pelo Executivo, que garantiu o cumprimento do compromisso firmado entre o Município e a Promotoria de Justiça.

Além da obrigação legal de preservar o patrimônio público, o Município assegurou melhorias na estrada para o Alto do Bonfim, com o tratamento do acesso. Também foi feita a revitalização do entorno e seus elementos, por meio da limpeza, regularização dos pisos, arborização e ajardinamento, além da construção de rampa de acessibilidade, instalação de banheiro e bebedouro na guarita.

A Prefeitura disponibilizou vigilantes para que o local esteja protegido 24 horas, com o propósito de evitar novos atos de vandalismo, como o que destruiu a edificação histórica. O horário de visitas, preestabelecido pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, é das 08h às 18h.