03 JUL 2018
Itaúna promove capacitação sobre crises e urgências na Saúde Mental

Seminário faz parte das ações do Grupo de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio e visa qualificação dos profissionais dos 54 municípios da Região Ampliada Oeste

Aumentar a qualificação dos profissionais da Saúde Mental que atuam nos 54 municípios da Região Ampliada Oeste. Este é o objetivo da capacitação sobre crises e urgências no setor, que será  promovida pela Prefeitura de Itaúna. O psiquiatra Políbio José Campos abordará as principais questões relacionadas ao tema, durante dois dias de encontro, nesta quarta-feira (4), e quinta-feira (5), das 8h às 17 h, no Grande Teatro da Universidade de Itaúna.

A iniciativa faz parte das ações implementadas pelo Grupo de Trabalho de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, que iniciou os estudos a respeito do assunto em 2017, e do Projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial – Raps. De acordo com a diretora de Saúde Mental, Cristiane Santos Souza Nogueira, a partir do levantamento e análise dos dados, discutidos posteriormente entre as equipes, esse tipo de formação foi apontado como prioridade.

“É fundamental contemplar a urgência subjetiva, o acolhimento e as abordagens possíveis, com reforço das estratégias e garantia de assistência. Essa articulação é fundamental para que viabilizemos o melhor atendimento às pessoas em situação de sofrimento mental agudo e persistente”, destaca Cristiane Nogueira.

O palestrante

Políbio José Campos é psiquiatra do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam), da região noroeste de Belo Horizonte. Foi responsável pela implantação do programa de capacitação para os profissionais do setor na capital e atua ainda como coordenador das residências de Psiquiatria e Multiprofissional do Hospital Odilon Behrens.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelos telefones 3242.4342 e 9 9946.6044 ou pelo endereço eletrônico itaunasaudemental@gmail.com.