06 NOV 2017
Projeto Ver e Viver leva assistência oftalmológica a 800 alunos

Triagem encaminha crianças da rede municipal de ensino para exames minuciosos e garante óculos gratuitos

A parceria firmada pela Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, com a Fundação ArcelorMittal, garantiu assistência oftalmológica a 800 alunos da rede pública municipal. As crianças, matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental, na zona urbana e da zona rural, passaram, em setembro, por uma triagem e 100 delas foram encaminhadas, no mês seguinte, a exames. Do total de estudantes atendidos, 24 precisarão de óculos e receberão os itens gratuitamente da instituição, que viabilizou ainda o agendamento de consultas e procedimentos minuciosos para outros nove.

A iniciativa faz parte do programa “Ver e Viver”, implantado a partir do termo de compromisso assinado pela Fundação ArcelorMittal junto ao Município, em agosto, com a proposta de avaliar os alunos em relação aos possíveis problemas visuais, a partir de testes aplicados por profissionais de saúde capacitados e educadores. “É uma medida extremamente importante, que vai influenciar diretamente no rendimento de meninos e meninas que podem estar com a aprendizagem comprometida por causa da visão. E, com certeza, contribuirá muito para melhorias no dia a dia dos estudantes”, comenta a secretária de Educação, Alessandra Nogueira Santos Araújo.