07 NOV 2017
Inter Academy levanta as taças na final regional do Circuito de Futebol

Depois das categorias Adulto, Mirim e Pré-Mirim, torneio segue com a fase fraldinha

Com representantes nas categorias Mirim e Pré-Mirim no Circuito Itaunense de Futebol, a Inter Academy, de Divinópolis, teve 100% de aproveitamento na decisão da etapa regional. A competição promovida pela Secretaria Municipal de Esportes foi realizada durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro, e reuniu, nos três estádios de Itaúna, nove equipes de quatro cidades. A final, na última quinta-feira, 02 de novembro, chegou com vitória em dose dupla para a equipe visitante.

A categoria Pré-Mirim, para atletas nascidos nos anos 2006 e 2007, reuniu a base do Guarani Esporte Clube a equipe Inter Academy. Com a disputa acirrada, o jogo foi decidido nos pênaltis após o empate em 0x0 na etapa regulamentar. Nas cobranças diretas, a Inter, com todos os chutes convertidos, levantou o troféu. Resultado: 5x3.

Mais tarde, também pela manhã, os mais velhos, com idade entre 12 e 13 anos, pela categoria Mirim fizeram a outra final. Desta vez, tinha equipe itaunense em campo: a Universidade. O time local abriu o placar contra a Inter Academy, mas a experiência dos campeões mineiros fez a diferença. Ainda no primeiro tempo os visitantes empataram, ampliaram e distanciaram. O jogo terminou em 5x1 para a Inter.

Incentivo ao esporte em todas as categorias

Em 2017, as competições promovidas pela Prefeitura de Itaúna, como forma de incentivar e valorizar o esporte amador no Município, envolveram todas as idades. Desde os adultos, na categoria Master, passando pelos Módulo II e III, com os atletas Mirins e Pré-Mirins, até os mais jovens, da modalidade “fraldinha”, cuja competição ainda está em andamento. “Conseguimos vencer o desafio de organizar um calendário abrangente e ininterrupto no esporte, promovendo não só o futebol como também o futsal, o vôlei e a peteca, além das atividades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura como as aulas de natação, hidroginástica e zumba nas praças de esportes e sede de associações comunitárias”, destacou o secretário Gustavo Dornas Barbosa.

Pai de atleta, Milton Antônio Pinheiro, que acompanhou os jogos pelo Módulo II, ressaltou a importância das competições. “O esporte favorece a criação de vínculos entre as crianças, promove a amizade, a formação de grupo e a disciplina. É preciso reconhecer isso e parabenizar muito a toda equipe, que é empenhada e pensa no melhor para essa juventude”, afirmou.

O coordenador dos jogos e organizador do Circuito Itaunense de Futebol, Jesse James, parabenizou as equipes que participaram do torneio, destacando o espírito de competitividade presente em todos os atletas. “A cada ano, os times estão mais bem preparados, o que eleva o nível das disputas e contribui ainda mais com a profissionalização dos jogadores e a formação cidadã das crianças”, disse.

Ao final do evento, o secretário de Esportes e Lazer lembrou a importância dos esportes para a promoção da saúde e o enfrentamento às drogas, além de enaltecer a participação e presença da Polícia Militar no reforço à segurança durante as partidas.