01 NOV 2017
Itaúna será sede do 13º Fórum Regional promovido pelo Governo de Minas

Ato oficial do governador Fernando Pimentel traz para Município discussão de temas prioritários para cidades do Território Oeste

As prioridades e demandas dos 44 municípios que compõem o Território Oeste de Minas Gerais estarão em pauta durante o 13º Fórum Regional promovido pelo Governo do Estado, em Itaúna. O encontro, aberto à participação popular, será no Ginásio Poliesportivo JK, no bairro Cerqueira Lima, das 08h às 17 horas, na próxima quinta-feira, 09 de novembro. O projeto, que prevê a integração das cidades para o fortalecimento regional, contará com a presença do governador Fernando Pimentel, de secretários de Estado, representantes de instituições, prefeitos e vereadores.

A programação envolve mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para serem executadas com a participação de representantes de todos os municípios do Território Oeste, além do envolvimento de líderes comunitários, presidentes de associações de bairros e a população de Itaúna. Durante o tempo em que for realizado o Fórum, está prevista a transferência simbólica do gabinete do governador para a cidade anfitriã, para que haja o cumprimento de agendas com chefes dos executivos municipais, líderes parlamentares e membros da sociedade civil.

Também estará em pauta um debate público sobre o acerto de contas entre Minas e a União, previsto para começar às 10 horas. O assunto está relacionado às perdas com a Lei Kandir, legislação que desonerou do ICMS os produtos exportados pelos estados.

Serviços para o cidadão

Diversos serviços essenciais serão disponibilizados para o público que for ao evento. A estrutura montada pela Polícia Civil vai emitir carteira de identidade, atestado de antecedentes e registrar ocorrências. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também vão apresentar diversas ações.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) terá espaço exclusivo com todos os serviços de uma agência de atendimento.

O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas, tarifas e requisitar religação.

Durante o evento, a Cemig vai distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas unidades por consumidor. A distribuição será a partir do meio-dia. Além disso, o público poderá visitar as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária e a exposição de artesanato.

Encontro dos gestores públicos

Algumas ações serão direcionadas especificamente aos prefeitos e gestores públicos. As Secretarias de Estado de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag), Transportes e Obras Públicas(Setop) e Cidades e Integração Regional (Secir) terão um espaço conjunto para esclarecer dúvidas em relação às parcerias com o Estado. No local, os administradores ainda vão conhecer o Programa de Apoio aos Municípios e ao Desenvolvimento Regional, que prevê a doação de um projeto técnico de engenharia e arquitetura para prefeituras com menos de 100 mil habitantes.

Itaúna na rota do desenvolvimento

A vinda do governador do Estado ao Município foi tratada em recente agenda de Fernando Pimentel com o prefeito Neider Moreira, no Palácio da Liberdade, em agosto. O chefe do Executivo Estadual recebeu o atual administrador de Itaúna e prometeu auxílio no atendimento às demandas apresentadas nas diversas áreas. No planejamento urbano, a expectativa é de o Estado retome as obras de construção do trevo da rodovia MG-431, no bairro Morro do Engenho. Na segurança pública, a elevação da Delegacia de Polícia Civil à Regional vai permitir a ampliação de efetivo, aumento da frota de viaturas e mais agilidade na prestação de serviços ao cidadão.

“O atendimento a esse pedido é extremamente importante. Os reflexos serão mais eficiência, tanto em relação ao desenvolvimento de atividades fundamentais para o atendimento ao cidadão, quanto às perícias médicas e as bancas do Departamento de Trânsito para a emissão da Carteira de Habilitação, quanto para que sejam intensificadas as investigações. Precisamos de ações que coíbam a criminalidade e garantam mais tranquilidade à população”, destacou o prefeito, ao justificar a reivindicação.

Para promover melhorias na saúde, o governador se comprometeu a ajudar o Município no credenciamento do Centro de Oncologia. Os projetos apresentados já foram aprovados pelo Governo do Estado e estão no Ministério da Saúde, em Brasília, aguardando o aval do Governo Federal para a habilitação, e consequente liberação de recursos, que vai permitir o tratamento contra o câncer em Itaúna.

“Já recebemos um parecer favorável do Estado, que inclusive estabeleceu o teto para os repasses mensais. A habilitação, com base na população que será atendida, está garantida, pois, no caso do Centro-Oeste, são mais de 1,3 milhão de habitantes, que dependem de Divinópolis”, completou Neider. A norma estabelece uma unidade a cada 500 mil pessoas. As obras do Centro de Oncologia de Itaúna foram iniciadas em 2013.

Reconstruindo pontes

A visita oficial do governador Fernando Pimentel a Itaúna recoloca o Município na rota dos investimentos públicos e entre os mais importantes do Estado. A última vez que um governador esteve em Itaúna, para compromissos oficiais, foi em março de 2006.