23 FEV 2022
Itaúna realizou, no último final de semana, a etapa territorial da Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais (CEEMG 2022)
Conferência foi coordenada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais – FEPEMG.

A etapa territorial da Conferência, sob o tema “Plano Estadual de Educação – Inclusão, Equidade e Qualidade Social: compromisso com o direito e a defesa da educação democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública, presencial com segurança para todas as pessoas”, trouxe como objetivo geral mobilizar a sociedade para intensificar o monitoramento e avaliação do cumprimento do Plano Estadual de Educação, suas metas e estratégias.

O encontro buscou levantar, junto aos representantes da sociedade civil dos municípios participantes, melhorias à política nacional e estadual, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições entre os entes federativos, de forma a garantir condições de oferta de uma educação com qualidade social, democrática, gratuita, inclusiva, laica, popular, pública, presencial com segurança para todas as pessoas como direito.

O evento territorial, organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Itaúna, contou com a participação de 36 municípios da região. A palestra de abertura da Conferência foi proferida pelo Professor Weslei Lopes da Silva, Secretário de Educação de Itaúna, e, em seguida os 156 participantes foram divididos em 8 diferentes salas para a discussão dos eixos propostos para o evento.

Os temas tratados foram a Democratização da Educação – acesso, permanência, construção de conhecimento e terminalidade; Educação e diversidade – reconhecimento, democratização, direitos humanos, justiça social, equidade e inclusão; Financiamento da Educação – gestão, transparência e controle social; Gestão democrática – participação popular e controle social; Políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação – cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; Qualidade social, avaliação e regulação das políticas educacionais; e Valorização dos profissionais da Educação – formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.