23 OUT 2019
Prefeitura trocará asfalto em parte da Avenida São João
Nova pavimentação contemplará trecho da Silva Jardim à Cel João de Cerqueira Lima Obra será exclusiva na mão de direção entre as duas vias

Mais uma reivindicação da comunidade itaunense será atendida pela Prefeitura nos próximos dias. Parte da Avenida São João, entre as ruas Silva Jardim e Cel João de Cerqueira de Lima (ponte próxima ao Sesi), terá seu asfalto removido e substituído por nova pavimentação, trecho equivalente à área total de 7.442,18 m². As obras começarão no dia 29/10 e de acordo com o cronograma inicial devem durar 90 dias, totalizando um investimento de R$ 433.440,06. A vencedora da licitação para execução desta melhoria foi a Emconbrás - Empresa de Conservação Brasileira Fireli, porém, várias secretarias e departamentos da administração municipal contribuirão com os trabalhos.

Para o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “esta via é um dos mais importantes elos de ligação centro/bairros, está situado em relevante área comercial e residencial e contempla itinerário de diversas linhas de ônibus, por isso mantém tráfego intenso de veículos. A qualidade do asfalto já não atende a demanda há tempos e não será apenas um tapa-buracos que resolverá as ondulações do local, principal reclamação dos motoristas. Assumimos este compromisso com o cidadão e em breve teremos aqui mais esta melhoria entregue à população pelo nosso governo” afirma.

Responsabilidades

Além da Secretaria de Administração (conduz o processo licitatório), da Gerência de Convênios (cadastramento e aprovação do contrato), da Secretaria de Regulação Urbana (elaboração de planilhas e projetos), a realização desta obra conta com participação ativa da Secretaria de Infraestrutura e Serviços. A referida pasta inicia já no dia 29/10 a demolição do asfalto (em três trechos conforme projeto aprovado) e retirada do material das bases e sub-bases existentes, além do transporte dos resíduos gerados (inclui-se também na responsabilidade desta secretaria a dotação orçamentária, acompanhamento e fiscalização da obra). Essas atividades iniciais não foram contempladas nas etapas do serviço licitado (novo asfaltamento) com objetivo de redução de custos.

Após a conclusão dos serviços preliminares de responsabilidade da Secretaria de Infraestrura, a Emconbrás iniciará as etapas licitadas, que são: fornecimento e execução de pavimentação asfáltica com CBUQ – concreto betuminoso usinado a quente; recomposição das novas base e sub-base da via; fornecimento e execução de imprimação com asfalto diluído CM-30 e de pintura de ligação com emulsão asfáltica RR-2C; construção de sarjetas de concreto; recomposição de meios fios e bocas de lobo; fornecimento e instalação de rampas de acessibilidade e sinalização horizontal. Em caso de alguma demanda específica quanto à possíveis problemas nas redes de água ou esgoto, o Saae também dará sua contribuição.

Interdições no trânsito

A Diretoria Municipal de Trânsito ficará responsável pela interdição da via no período de obras. O acesso de motoristas à região da Rodoviária será feito pela Avenida Dona Cota, entrando por baixo da linha férrea, cujo trecho passará a ser de mão dupla (atualmente a mão de direção é única no sentido Centro/bairro). A empresa de transporte coletivo também já foi notificada para alteração dos itinerários. Comerciantes e vizinhos também já estão sendo orientados pela Prefeitura sobre os procedimentos a serem seguidos no decorrer das atividades. A previsão é de que tudo esteja pronto em até 90 dias, dependendo inclusive de condições meteorológicas para cumprimento do cronograma estipulado.