23 NOV 2022
Procon alerta para cuidados durante compras na Black Friday
Consumidor deve ficar atento para não cair em golpes na internet

No próximo dia 25 de novembro acontece o famoso Black Friday. Na internet, principalmente, alguns sites já deram início as promoções. Para evitar prejuízos aos consumidores, o Procon já deu início ao trabalho de fiscalização e acompanhamento dos preços. O objetivo é garantir que não ocorram abusos durante o período de promoções e descontos.

Diante da grande oferta, é necessário redobrar a atenção para não cair em fraudes e golpes. Os golpistas aproveitam esse momento em função de uma facilidade maior de aplicar os golpes. Isso ocorre porque existem muitos descontos verdadeiros nos preços habituais dos produtos, e induz o consumidor a acreditar nas ofertas falsas disponíveis em sites fraudulentos.

Por isso fique atento as dicas do Procon:

1) Acompanhe os preços dos produtos com antecedência;

2) Evite compras em sites desconhecidos ou em redes sociais como, facebook, instagram, whatsapp;

3) Antes de comprar, verifique se a empresa possui CNPJ, endereço físico, telefone fixo, além de buscar referências de outras pessoas;

4) Desconfie de descontos superiores a 40% do preço normal e de propostas que saem fora da normalidade;

5) Exija sempre a NOTA ou CUPOM FISCAL e o termo de GARANTIA, fique atento na descrição dos produtos no caso de compras na internet;

6) Cuidado com GOLPES e FRAUDES, como empréstimo pela internet e sites falsos ou clonados, que parecem com os sites de empresas "famosas".

7) Não realize compras utilizando links enviados por whatsapp, e-mail, facebook, instagran e outras redes sociais, acesse o site da empresa diretamente pelo navegador de internet do seu computador;

8) Não realize pagamentos das compras por depósitos e transferências bancárias em nome de pessoas físicas, dê preferência para pagar as compras com cartão de crédito;

9) Evite realizar compras em sites internacionais, o Código de Defesa do Consumidor – Lei Federal 8.078/90, pode não garantir os direitos em casos de compras de empresas que não possuem sede no Brasil;

10) Evite parcelamentos a longos prazos, uma vez que outros feriados de fim de ano estão próximos e no início de 2022, despesas como IPVA, IPTU, materiais escolares e outras, serão prioridades;

11) Não envie dados pessoais, fotos de documentos e de cartões de crédito, por mensagens de Whatsapp e outras redes sociais;

12) Guarde recibos de pagamentos e outros documentos de suas compras por, no mínimo, 5 anos.

13) No caso de compras efetuadas fora do estabelecimento comercial, o prazo para desistência é de 7 (sete) dias contados a partir da entrega do produto, salvo no caso de passagens aéreas.

14) Todas as ofertas anunciadas devem ser cumpridas, caso contrário, entre em contato com o Procon, localizado na Rua: Péricles Gomide, nº 169, Centro ou pelos telefones 3241-2202/3241-3166.