12 DEZ 2022
INMET alerta para possível intensificação de chuvas a partir de hoje
Volume de água poderá chegar até 100 mm/dia. Alerta vale para Itaúna, cidades da região e outros estados brasileiros

Informações divulgadas nesta segunda-feira, 12/12, pelo Instituto Nacional de Meteorologia apontam para possível intensificação do volume de chuvas entre hoje e o próximo dia 20. O alerta vale tanto para Itaúna quanto para outras cidades de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com o INMET, o volume poderá chegar a 100 mm/dia caso a previsão se confirme. Equipes de segurança e salvamento estão em alerta caso algum sinistro seja registrado na cidade. Os telefones da Defesa Civil municipal são o 199, o (37) 3241-8158 e o (37) 9-8401-8973. Um serviço gratuito de emissão de alertas também é disponibilizado aos interessados: basta enviar o CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.

Recomendações durante a chuva:

* Descarte o lixo no lugar correto, o lixo nas ruas entope os bueiros, dificultando o escoamento da água e causando os alagamentos;

* Mantenha sempre limpos calhas e ralos eles são de extrema importância para o escoamento da água em sua residência;

* Em caso de chuvas acompanhadas pro vendavais. Evite de se abrigar debaixo de árvores e próximos a postes de energia;

* Jamais se aproxime de cabos de rede elétrica caídos em ruas. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros;

* Se estiver em área que oferece risco de alagamentos, seja a pé ou de carro, procure rapidamente um local seguro em nível mais elevado e espere a água baixar;

* Fique atento a trincas e movimentações do solo em seu imóvel, se necessário acione a Defesa Civil.