15 MAI 2023
Segundo LIRAa de 2023 será realizado em Itaúna nesta semana
Primeiro levantamento do ano mostrou cidade com alto risco para doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, comunica que realizará entre os dias 15 e 19 de maio (segunda a sexta-feira) o segundo Levantamento do Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2023 em Itaúna. Os agentes de saúde, devidamente uniformizados e identificados, percorrerão todos os bairros da cidade, vistoriando uma quantidade determinada (amostragem) de residências, monitorando e eliminando focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. É primordial que toda a população receba e colabore com o trabalho destes profissionais, evitando que a cidade enfrente possíveis surtos das doenças acima mencionadas.

O último LIRAa, realizado no início deste ano, mostrou Itaúna com resultado verificado de 12,7%, índice considerado de ALTO RISCO pelo Ministério da Saúde, que preconiza índice abaixo de 0,9%. O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, lembra que “os últimos levantamentos, deste e de anos anteriores, mostraram repetições tanto de bairros quanto de lugares onde os focos são encontrados com maior frequência. E que só com ajuda da comunidade vamos vencer esta guerra contra o Aedes aegypti. Já mostramos nossa força diante de uma pandemia mundial como a do Coronavírus, e venceremos também este mosquito”, salienta.