17 MAI 2023
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo é inaugurada
Pasta que já funciona oficialmente desde janeiro de 2022 realiza solenidade oficial com objetivo de ratificar criação

A Prefeitura de Itaúna realizou na noite desta terça-feira, 16/05, uma solenidade oficial com objetivo de ratificar a criação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que já funciona com status próprio desde janeiro de 2022. A elevação da pasta, anteriormente Gerência Superior, como Secretaria, foi votada e aprovada pelos vereadores itaunenses. A programação festiva contou com apresentações teatral e musical, balé, além de pronunciamentos de autoridades locais e convidadas.

Fizeram uso da palavra o Major da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais, Alexsandro Souza, a Chefe de Gabinete e Diretora de Promoção do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerias - IEPHA/MG, Alessandra Deotti, a Superintendente de Marketing Turístico da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Natália Dornellas, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ilimane Lopes (Joe), o Presidente da Câmara de Vereadores, Nesval Júnior, e o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira de Faria.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi criada com a finalidade de valorizar, preservar e promover como destinos turísticos as riquezas culturais, históricas e naturais de Itaúna, de forma a criar oportunidades, emprego e renda. Além, claro, de promover e democratizar o acesso à cultura, incentivando a produção cultural e artística no Município. Já o Turismo e a economia criativa podem ser grandes vetores de diversificação e fatores primordiais na recuperação e no desenvolvimento da economia itaunense.