18 SET 2023
Itaúna inaugura Estação de Tratamento de Esgoto e se consolida como referência nacional em saneamento básico
Evento aconteceu no último dia 16 de setembro, aniversário da cidade, e contou com a presença do Ministro Alexandre Padilha

A Administração Municipal de Itaúna celebrou no último sábado, 16 de setembro, a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto “Marco Elísio Chaves Coutinho”. A cerimônia fez parte das comemorações de 122 anos de emancipação politico-administrativa da cidade. O evento contou com a participação de diversas autoridades: vereadores, prefeitos da região, representantes do governo do Estado, deputados estaduais e federais, o prefeito Neider Moreira e o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Com investimento de 45 milhões de reais a ETE coloca Itaúna na vanguarda do saneamento básico no Brasil. A cidade concluiu a universalização do sistema 10 anos antes do previsto pelo Marco Legal. As cidades à jusante do rio São João, também serão diretamente beneficiadas pela obra uma vez que a estação terá 95% de eficiência quando o preconizado são 65%. Uma melhora na qualidade de vida para, diretamente, 300 mil pessoas aproximadamente.

Durante a solenidade, o prefeito Neider destacou em seu discurso a importância da ETE. “Essa obra aqui é muito mais importante do que os quase 200 km de asfaltamento que já fizemos pela cidade; mais importante do que toda a troca do parque de iluminação por LED; mais do que o Centro Oftalmológico que montamos e que fazemos os mutirões de catarata onde realizamos aproximadamente 80 cirurgias de uma vez; é mais importante até do que o credenciamento que fizemos do Centro de Tratamento do Câncer do Hospital Manoel Gonçalves. Tudo isso é importante, mas isso aqui é para vida de todo mundo, isso aqui tem uma importância fundamental do ponto de vista ambiental e de saúde pública, do ponto de vista social… Porque isso aqui transforma a vida das pessoas… Isso aqui é transformador.”

O Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que esteve na cidade por intermédio da deputada estadual Lohanna França, disse “muito antes da data estabelecida pela ONU, a cidade de Itaúna que a partir de agora tem as três coisas objetivas do desenvolvimento sustentável acontecendo ao mesmo tempo: água tratada para todo mundo, esgotamento tratado, e o manejo responsável dos resíduos sólidos. É uma alegria, porque nós que somos da área da saúde sabe que a cada 1 real investido em saneamento básico significa uma economia de 4 reais para os investimentos na saúde pública”.

A Estação de Tratamento de Esgoto celebra o Professor Marco Elísio Chaves Coutinho. Homenagem aprovada pela Câmara Municipal, por meio do projeto de lei n° 5.930 em 15 de maio de 2023. Graduado em Filosofia, Ciências e Letras pela Universidade de Itaúna e Pós-Graduado em Literatura Brasileira na Universidade Católica de Minas Gerais, onde concluiu também o curso de Geografia. O professor sempre foi um grande “Guardião do Meio Ambiente”, combatente das boas causas ecológicas, incentivando e orientando o uso racional da natureza.