26 ABR 2024
Prefeitura desmente jornal sobre número de servidores municipais
Dados oficiais da Secretaria Municipal de Administração contradizem números falsos divulgados pelo semanário local

Em matéria veiculada recentemente, o jornal Folha do Povo equivocou-se ao analisar e informar a quantidade de servidores da Prefeitura de Itaúna na atualidade. Na matéria em questão, informou-se que o número saltou de 2502 no início do atual governo (2017) para 4376 na atualidade, o que implicaria um aumento de quase 75%. Devidamente consultada, a Secretaria Municipal de Administração informa que o número, na verdade, é de 2949 funcionários no momento, o que representa um aumento de 17,86%. Para validação dos dados, confira:

- onde o jornal informa 2381 contratos, a Prefeitura confirma 1094;

- onde o jornal informa 409 estágios, a Prefeitura confirma 351;

- onde o jornal informa 969 efetivos, a Prefeitura confirma 1194;

- onde o jornal informa 617 outros (celetistas e comissionados), a Prefeitura confirma 310.

Importante verificar que a atual gestão reconhece a importância dos servidores efetivos, nomeados a partir de concursos públicos, que tiveram um aumento de 23%. Destaca-se ainda que, com as contas públicas em dia, a Prefeitura mantém há anos salários e contribuições previdenciárias em dia, além de fornecedores. Outro fator a ser levado em consideração é o expressivo aumento de serviços oferecidos (com qualidade comprovada pela população) à população nos últimos anos a partir da chegada de novos profissionais.

Para o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, “é importante utilizar os parâmetros corretos de pesquisa e análise para embasar uma conclusão que seja de fato coerente. E na dúvida, buscar a FONTE CERTA para evitar qualquer desencontro de dados, eventuais sensacionalizações e desserviço à população. Sempre estivemos abertos a esclarecer quaisquer fatos e informações de nosso governo, e assim será até o fim. Não por acaso somos reconhecidos a nível nacional pela nossa transparência. Pautamos nosso trabalho pelos princípios da administração pública”, comenta.